Pode tomar dipirona para dor nos rins?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Os analgésicos, como paracetamol ou a dipirona, são remédios indicados para a cólica causada pela pedra nos rins, pois que agem inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases.

A dipirona (metamizol) é muito pouco usada em vários países da Europa e nos EUA, por isso existem poucos estudos sobre seu toxicidade renal. Aparentemente, esse analgésico é uma opção segura para os pacientes com doença renal.

Medicações analgésicas e anti-inflamatórias costumam ser usadas para alívio imediato da dor. Em alguns casos, pode ser necessário a utilização de medicações derivadas da morfina, que tem um poder muito maior para o controle da dor. Após essa avaliação inicial, o urologista é capaz de orientar qual o melhor tratamento.

Como aliviar as dores nos rins? Segundo o médico, o tratamento das dores nos rins pode ser feito com o uso de analgésicos simples, progredindo para derivados da morfina e antibióticos em caso de infecções. Para quadros de cálculo renal, podem ser considerados procedimentos cirúrgicos de retirada ou trituração da pedra.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Você tem que adotar uma posição na qual as pedras nos rins fiquem viradas para baixo ao máximo à noite para não sentir dor e desconforto e, assim, resolver o problema mais facilmente.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  1. dor ao urinar;
  2. micção frequente;
  3. febre;
  4. urina amarelada, vermelha ou marrom;
  5. náuseas ou vômitos;
  6. urina com sangue e.
  7. urina com cheiro forte.

A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.

Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice.

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

7 remédios caseiros para pedra nos rins

  1. Chá de quebra-pedra. ...
  2. Chá de amoreira negra. ...
  3. Chá de java. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Chá de chapéu-de-couro. ...
  7. Chá de salsa.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A dor forte aparece por causa da obstrução na via urinária que ela provoca quando cai na pelve renal e vai para o ureter, uma vez que bloqueia a passagem da urina e o rim dilata.