Pode tomar dipirona e Buscopan ao mesmo tempo?

Perguntado por: ineves8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Não. Não está certo. Buscopan® simples com dipirona não é a mesma coisa que Buscopan® Composto. Além disso você não pode acrescentar medicamentos a outro sem que exista para isto, uma prescrição médica.

Drágea e Gotas
O uso de Buscopan juntamente com a metoclopramida pode reduzir o efeito dos dois medicamentos no aparelho digestivo. Além disso, Buscopan, quando usado com substâncias beta-adrenérgicas (como salbutamol, fenoterol, salmeterol) pode aumentar a ação sobre os batimentos do coração.

Cada comprimido revestido contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina, correspondentes a 6,89 mg de escopolamina e 250 mg de dipirona sódica monoidratada, correspondentes a 221,51 mg de dipirona.

BUSCOPAN COMPOSTO pode intensificar a ação anticolinérgica de medicamentos tais como antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos, anti- histamínicos, antipsicóticos, quinidina, amantadina, disopiramida e outros anticolinérgicos (por ex. tiotrópio, ipratrópio, compostos similares à atropina).

BUSCOPAN COMPOSTO pode intensificar a ação anticolinérgica de antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, quinidina, amantadina e disopiramida. O uso concomitante de antagonistas da dopamina, como por exemplo metoclopramida, pode resultar numa diminuição da atividade de ambos os fármacos no trato gastrintestinal.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos revestidos de 10mg/250mg, 3 a 4 vezes ao dia. Buscopan Composto não deve ser utilizado em altas doses ou por longos períodos de tempo sem a prescrição de um médico ou dentista.

Quando devo tomar? Não há um horário específico indicado para o uso de Buscopan. Porém, seu uso deve ser feito sem mastigar o comprimido e com água (normalmente um copo cheio).

Interações medicamentosas de Buscopan Composto
Ácido acetilsalicílico: Dipirona pode reduzir o efeito antiplaquetário do ácido acetilsalicílico (afina o sangue) se administrado concomitantemente.

Buscopan® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

Quando a dipirona é indicada? A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

Para dores moderadas, o mais indicado é o Buscoduo (o da caixinha laranja), já que ele também contém paracetamol. Se a dor na barriga for mais intensa, o Buscopan Composto é a melhor opção, pois possui dipirona, além do butibrometo de escopolamina.

Os dois medicamentos possuem Butilbrometo de escopolamina, que tem a função de aliviar as dores ou cólicas, porém, o Buscopan composto contém Dipirona, que atua como analgésico para relaxar os músculos durante as dores intensas.

O medicamento faz efeito logo depois de tomado e seu efeito dura por 6 a 8 horas.

Os comprimidos revestidos de Buscopan® Composto devem ser ingeridos inteiros por via oral com água. A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos revestidos de 10mg/250mg, 3 a 4 vezes ao dia. Você não deve usar o produto em altas doses ou por longo tempo, sem prescrição de um médico ou dentista.

É um fármaco antigo, usado desde 1922 na medicina, mas proibido em diversos países. Isto acontece em virtude de um trabalho datado de 1970 que mostrou uma porcentagem de risco de agranulocitose, uma anemia associada a baixa de células imunes, por uso de dipirona.

Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas. Já se você precisa de um medicamento que alivie os sintomas da cólica e dores de barriga provenientes do acúmulo de gases, uma opção é o Buscopan gotas (caixinha verde).

Estamos falando do Buscopan Composto. Diferentemente dos outros remédios da linha, o Buscopan Composto possui 10mg de Butilbrometo de Escopolamina e 250mg de Dipirona em sua fórmula. Essa combinação com o famoso analgésico permite uma ação ainda mais poderosa contra dores e desconfortos na região abdominal.

O uso concomitante de paracetamol e AZT, zidovudina, aumenta a tendência de redução de leucócitos, neutropenia. Portanto, BUSCOPAN PLUS somente deve ser administrado com AZT sob orientação médica. Devido ao paracetamol, podem ocorrer ocasionalmente rubefação e, muito raramente, reações alérgicas com exantema.

Não. Existem alguns medicamentos que devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições, pois em jejum podem causar irritações no estômago, como por exemplo, os anti-inflamatórios.