Pode tomar creatina e BCAA juntos?

Perguntado por: amelo4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Posso tomar whey, BCAA e creatina juntos? Sim, você pode tomar todos esses suplementos de uma só vez, pois eles se complementam.

Como pré-treino, a Creatina é sempre a opção mais recomendada, já que o BCAA é um pós-treino ideal para a recuperação dos músculos. Caso seja necessário, você também pode utilizar os dois combinados, unindo ambas fases para elevar o seu desempenho geral.

O Whey Protein na forma de shake pode ser tomado juntamente com suplementação da creatina e o BCAA em 30 minutos antes do treino e; dependendo dos casos, após o treino.

Especialistas afirmam que, para realmente fazer efeito e auxiliar no crescimento dos músculos, o BCAA deve ser tomado diariamente. A quantidade diária ideal para o uso do suplemento varia de acordo com o peso da pessoa.

Apesar de um bom whey protein já conter BCAA na sua composição (um bom whey deve ter por volta de 5g por scoop), você pode obter mais benefícios se tomar esses dois suplementos em conjunto, isso se quiser aumentar e/ou preservar (durante um processo de emagrecimento por exemplo), a sua massa muscular!

“As evidencias mostram que os BCAAs na verdade diminuem a síntese proteica, pois todos aminoácidos essenciais precisam estar disponíveis para aumentar a sinalização anabólica e traduzir isso em maior síntese proteica.

Uma destas pesquisas, que saiu no Anual Meeting of the Internal Society of Sports Nutrition, comprovou que os atletas que utilizaram o BCAA durante um total de 8 semanas ganharam o dobro de força e massa muscular do que aqueles que não o utilizaram. Ou seja, realmente funciona!

A forma recomendada de tomar BCAA é após o treino na dosagem de 4 gramas. Porém, desde que seja consumido em um horário próximo ao treino, os benefícios para o ganho de massa muscular estarão presentes. O melhor horário para tomar é 30 minutos após o treino ou antes, caso essa seja sua preferência de consumo.

BCAA Darkness Support
O Darkness Support também é considerado o melhor BCAA em pó, uma vez que promove a sinergia entre nutrientes importantes para um ganho expressivo de massa muscular. Ele também contém vitamina B6.

Doses de creatina
A ISSN (Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva), no entanto, recomenda consumir 0,3 gramas/kg de peso corporal/dia de creatina monohidratada por pelo menos 3 dias, seguido de 3 a 5 g/dia para manutenção.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Logo, se você está buscando aumento de massa muscular ou perder peso, o mais indicado é o Whey para emagrecer. Já a Creatina é muito conhecida por fornecer mais energia para o corpo, estando ligada diretamente ao desempenho, auxiliando no aumento de força e picos de explosões.

Pra saber a quantidade certa pra tomar cada dose, você deve calcular 0,20 gramas de BCAA pra cada quilo do seu corpo, por exemplo: Se você pesa 60 quilos, o ideal é tomar 12 gramas em pó ou 12 ml em líquido pra cada dose.

Durante o sono, nosso corpo pode entrar também em um processo de catabolismo e a ingestão do BCAA antes de dormir ajuda na interrupção desse processo. Mas caso você não tenha uma recomendação de um profissional especializado, o correto é seguir a orientação da ingestão do BCAA duas vezes ao dia, no pré e no pós-treino.

O BCAA é um suplemento alimentar que ajuda no ganho de massa muscular. Apesar disso, se consumido corretamente, não engorda, já que estimula o metabolismo, colaborando com o ganho de massa magra.

Colabora com a produção de energia; Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue; Aumenta a velocidade da síntese proteica muscular; Auxilia no ganho de massa muscular.

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.