Pode tomar clopidogrel para sempre?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

O clopidogrel só deve ser utilizado sob orientação do médico, pois as doses e horários podem ser adaptados, sendo importante não interromper o tratamento por conta própria, pois parar o tratamento sem orientação médica pode aumentar o risco de infarto ou AVC.

O termo técnico para essas medicações é antiagragantes plaquetários (Ex.: aspirina, clopidogrel). Quem faz uso dessas medicações tem realmente um risco maior de sangramentos. Normalmente, com os stent novos (farmacológicos), o tempo de uso é de 12 meses, mas em algumas situações de sangramento, pode ser retirado antes.

Comum: dispepsia, dor abdominal e diarreia; Incomum: náusea, gastrite, flatulência, constipação, vômito, úlcera gástrica, úlcera duodenal.

Possíveis efeitos colaterais
Além disso, como o clopidogrel evita que o sangue coagule, esse remédio pode aumentar o risco de sangramentos, que podem ser percebidos através de sangramentos nasais, hematomas ou manchas roxas no corpo ou pele pálida, devendo ser comunicadas ao médico imediatamente.

Com base no estudo, pode-se concluir que o tratamento combinado com clopidogrel-aspirina pode ter um benefício de reduzir o risco de AVC superando o risco potencial de aumento do sangramento, especialmente nas primeiras 2 semanas, em comparação com a aspirina sozinha em pacientes com AVC menor ou AIT.

O bissulfato de clopidogrel age no sangue evitando que ocorra a formação de trombos (coágulos). Por isso, ISCOVER é prescrito pelo médico para prevenir a ocorrência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico (“derrame”) ou outras doenças decorrentes da obstrução dos vasos sangüíneos.

b) Clopidogrel: deverá ser usado pelo menos 1 ano após a síndrome coronariana aguda, seja com ou sem supradesnivelamento de ST. A dose diária é de 01 comprimido de 75 mg/dia.

O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent. Obrigado. O stent coronário é uma plataforma normalmente feita de aço inoxidável ou cromo cobalto, que possui como objetivo manter a o fluxo de sangue coronário adequado.

O Clopidogrel deve ser mantido em pacientes após angioplastia com stent de metal bárico (SMB) por pelo menos quatro semanas. Com a introdução dos stents farmacológicos (SF) a Food and Drug Administration (FDA) recomenda a terapia antiplaquetária combinada por pelo menos um ano.

Não foi encontrado nenhum antídoto da atividade farmacológica do clopidogrel. Se for necessária uma correção imediata do tempo de hemorragia (que se encontra prolongado), deverá efetuar-se uma transfusão de plaquetas, que poderá reverter os efeitos do clopidogrel.

Os autores concluíram que o uso do clopidogrel associado à aspirina, comparado ao placebo associado à aspirina, esteve associado a menores taxas de eventos cardiovasculares, porém maiores taxas de sangramento.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

O Clopidogrel para a prevenção secundária aumenta o risco de sangramentos graves quando comparado à aspirina em pacientes com PA elevada.

O bissulfato de clopidogrel pode ser administrado antes, durante ou após as refeições. Nas situações de IM e AVC isquêmico recentes ou doença arterial periférica estabelecida, a dose recomendada de bissulfato de clopidogrel é de 75 mg em dose única diária.

A associação de clopidogrel ao AAS potencializa a redução do risco de eventos trombóticos em pacientes com síndrome coronarianas agudas. Contudo, ainda não está claro se a associação do clopidogrel ao AAS é benéfica nesse grupo de pacientes.

Não existe contraindicação em bula para o uso de álcool na vigência do uso do Clopidogrel. Porém, deve-se evitar o uso abusivo de álcool próximo à medicação para não comprometer a absorção medicamentosa.

Os dois podem ser usados juntos sim, desde que tenha uma indicação de um médico.

É possível ter um infarto ou AVC mesmo tomando anticoagulante Xarelto? Sim, é possível. Apesar dessa medicação reduzir o risco destes eventos, ainda assim eles podem acontecer.

Não há problemas. O que você deve evitar é o uso de anti-inflamatórios.