Pode tomar clonazepam todos os dias?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O ideal é não tomar. O clonazepam é uma medicação que causa dependência. Se tomado de dia pode causar sonolência também. Se o caso for de ansiedade, existem outras formas de aliviar os sintomas sem a necessidade de benzodiazepínicos.

A superdose de clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

O clonazepam pode causar alterações cognitivas mesmo no que os pacientes podem achar que seja um uso esporádico ou eventual. Deve sempre ser acompanhado por um psiquiatra. Sim, pode causar dependência com uso indevido sem acompanhamento psiquiaátrico.

O ideal é não tomar. O clonazepam é uma medicação que causa dependência. Se tomado de dia pode causar sonolência também. Se o caso for de ansiedade, existem outras formas de aliviar os sintomas sem a necessidade de benzodiazepínicos.

Diminuição da concentração, sonolência, lentidão de reações, hipotonia muscular, tonturas, ataxia. Esses efeitos adversos são relativamente frequentes e geralmente são transitórios, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose.

O Clonazepam (Rivotril) atua no cérebro aumentando a produção de GABA, que é o principal neurotransmissor inibitório. Portanto ele causa perda de memória (hipomnésia), especialmente a memória de curto prazo, chamada memória de trabalho, bem como atrapalha a fixação de novas memórias pelo hipocampo.

Não se deve usá-lo regularmente por mais de alguns meses. Cerca de metade dos pacientes, em média, desenvolvem dependência, após uso continuo, em 6 meses.

Sim, Rivotril, nome de referência do Clonazepam pode causar dependência química e psicológica. A dependência se relaciona com a dose utilizada, com o tempo de uso e com características individuais do paciente.

Conforme mencionamos acima, o clonazepam pertence ao grupo dos benzodiazepínicos e é um remédio ansiolítico, atuando no sistema nervoso central e tendo um poder sedativo. Ele é prescrito e indicado para tratamentos de distúrbios de ansiedade como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social.

O comprimido de clonazepam de 2 mg é o mais forte disponível. Outras opções são os comprimidos de 0,25 mg (sublingual), os de 0,5 mg e a solução oral de 2,5 mg/mL. A dose de clonazepam depende do problema a tratar e deve ser ajustada individualmente pelo médico.

Sim, é possível desde que sob acompanhamento psiquiátrico regular e com retirada gradual do clonazepam.

Mostrar especialistas Como funciona? A única medicação que não pode ser usada durante amamentação é o Carbolitio. O restante não há nenhum problema. Uso do Clonazepan na amamentação não causa nenhum problema.

Uma dose oral única de Clonazepam começa a ter efeito dentro de 30 a 60 minutos e continua eficaz por 6 a 8 horas em crianças e 8 a 12 horas em adultos.

O clonazepam ou Rivotril age rapidamente. Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.