Pode tomar chá de romã na gravidez?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Estudos já comprovaram os efeitos tóxicos, abortivos e emenagogo (que provoca menstruação) dessas ervas. Portanto, é importante evitá-las, especialmente, durante o primeiro trimestre de gestação.

Uma das melhores infusões durante a gestação é o chá de tomilho. Por sua capacidade para aliviar a congestão nasal, este chá é muito indicado para mulheres com gripe ou sinusite que não podem tomar medicação.

Chá de boldo: O chá de boldo, muito utilizado para tratamento de problemas digestivos e hepáticos, deve ser evitado, pois apresenta risco teratogênico (risco de causar más-formações fetais).

A docente ressaltou que grávidas devem evitar beber chá de camomila, já que pode causar contrações uterinas, gerando aborto espontâneo, além de destacar que gestantes devem sempre consultar um especialista antes de decidir tomar qualquer bebida.

Não tem problema nenhum ingerir mel enquanto estiver grávida, a menos se tiver alguma patologia gastrointestinal. Mas atenção, pois não deve oferecer mel ao seu filho enquanto tiver menos de 1 ano, nem para adoçar o leite.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  1. 1 – Bebida alcoólica. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

Para fazer o chá de romã, é preciso colocar as cascas da fruta em uma panela com água. Quando apresentar a fervura, deixar esquentar por cinco minutos e depois desligar.

O paracetamol pode ser utilizado para aliviar as dores e diminuir a febre, mas sempre em doses baixas e com orientação médica. A aspirina e o ibuprofeno, por exemplo, não devem ser tomados por grávidas. Se tiver dúvidas, não hesite, informe-se com o seu médico ou farmacêutico.

Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal.

7. Quais os remédios indicados para garganta inflamada?

  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Paracetamol;
  • Dipirona.

Agora, se os sintomas forem mais brandos, é possível que seja um resfriado. “Quando a gestante está gripada ou resfriada, analgésicos e antitérmicos, desde que prescritos pelo médico, podem auxiliar no alívio de sintomas. Antialérgicos, sob orientação profissional, também ajudam na diminuição dos espirros e da coriza.

A gripe da gestante faz mal para o bebê? Não, inicialmente não. Mas se você estiver muito cansada, por exemplo, este seu mal-estar pode refletir no bebê. Principalmente quando associado à febre acima de 38 graus que você não está conseguindo baixar com banho morno.

Os medicamentos normalmente recomendados a gestantes são o paracetamol e o buscopan em caso de dores e febre. No caso da tosse na gravidez, é recomendada a inalação com soro fisiológico somente e um chá de mel com limão para acalmar a irritação.

Gengibre: ajuda a combater a náusea – Esse é um dos chás permitidos na gravidez que reduz náuseas e vômitos, o que pode ser muito irritante no primeiro trimestre.