Pode tomar chá de laranja na gravidez?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Ao contrário do que é transmitido por algumas crenças populares, o consumo de laranja na gravidez é perfeitamente seguro.

Gestantes podem sim tomar chás.
...
Se a futura mamãe gosta de chás, uma boa pedida é consumir aqueles que acalmam e auxiliam na digestão:

  • Erva-doce.
  • Erva-cidreira.
  • Alfazema.
  • Maracujá – Feito com a fruta.
  • Camomila.
  • Capim-limão.

Modo de preparo
Esprema a laranja e adicione o suco e depois o mel na xícara que for usar. Adicione a água quente e mexa por 30 segundos.

Cuidados e contraindicações. A nutricionista explica que “se for o chá da casca da laranja, teremos mais agrotóxicos, então o ideal é fazer o chá com uma laranja orgânica. Fora isso, não há contraindicações, a única orientação é que gestantes não consumam essa bebida”.

O chá de laranjeira tem poderes calmantes e curativos. As receitas medicinais feitas com essa planta ajudam a combater a ansiedade. Um estudo publicado no Pub Med comprovou tal benefício a partir da descoberta de um óleo extraído da flor.

A docente ressaltou que grávidas devem evitar beber chá de camomila, já que pode causar contrações uterinas, gerando aborto espontâneo, além de destacar que gestantes devem sempre consultar um especialista antes de decidir tomar qualquer bebida.

O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de problemas, como câncer, pressão alta, diabetes e gripe.

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

A recomendação dos especialistas também é de tentar substituir esses alimentos e bebidas por versões menos cafeinadas, trocando o chá preto pelo chá de ervas, o café coado pelo solúvel ou descafeinado e o refrigerante de cola pelo guaraná ou mesmo pela água com gás.

Benefícios do abacaxi na gestação
A fruta estimula a formação do ácido digestivo e facilita a ação gástrica. Outra vantagem muito importante está relacionada ao ácido fólico e algumas vitaminas do complexo B. Esses nutrientes possuem papel essencial na formação dos tecidos do bebê e em seu tubo neural.

Grávida pode beber chá de hortelã? O chá de hortelã não traz consequências graves para a mãe ou para o desenvolvimento do bebê durante a gravidez.

O paracetamol pode ser utilizado para aliviar as dores e diminuir a febre, mas sempre em doses baixas e com orientação médica. A aspirina e o ibuprofeno, por exemplo, não devem ser tomados por grávidas. Se tiver dúvidas, não hesite, informe-se com o seu médico ou farmacêutico.

Uma ótima forma de consumir o gengibre e reduzir os sintomas de enjoo, é beber o chá de gengibre, mastigar um pedacinho de gengibre pela manhã ou chupar uma bala de gengibre. Muitos estudos mostram que é seguro usar o gengibre na gravidez desde que não ultrapasse 1 grama de gengibre por dia.

Vitamina C:
Além de proteger a mamãe contra gripes e resfriados, favorece a absorção do ferro pelo organismo. São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor.

Chás durante a manhã
Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, de casca de laranja com canela ou de canela com gengibre. Essa variedade, porém, deve ser ingerida meia hora antes ou depois da alimentação para que não interfira em como o corpo absorverá os nutrientes do alimento.

Sucos naturais de frutas ou de polpas congeladas em casa são ótimas opções de bebidas durante qualquer fase da gravidez. "Se houver alteração da glicemia da gestante, então é preciso procurar um profissional e evitar o consumo de açúcar, mesmo que natural. Então vale repensar o suco de laranja e de uva, por exemplo.