Pode tomar chá de canela em pó?

Perguntado por: uparaiso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

O Chá de canela quando associado ao gengibre, auxilia o sistema imunológico, combatendo os sintomas de resfriados e ainda possui ação anti-inflamatória. O chá de canela pode ser realizado com a canela em pó ou pau e é consumido geralmente na sua versão quente.

A canela faz bem ao organismo também porque contém quantidades de cinamaldeído. Essa substância acelera o metabolismo, promove a queima de gordura corporal e melhora a concentração. Desta forma, a especiaria é uma aliada também para quem quer melhorar a disposição física e mental.

O consumo de canela pode ser feito com a substância em pó (utilizado em chás ou sobre frutas, legumes e carnes), assim como em pau. É bastante comum também o condimento ser polvilhado sobre doces e pães. A quantidade segura a ser consumida para fazer bem ao organismo é de meia até uma colher de chá ao dia.

Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes e doenças cardíacas também devem evitar o ingrediente. Vale lembrar que o chá de canela é abortivo, já que estimula as contrações uterinas, portanto, gestantes também devem evitar a bebida.

O chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim pode estimular que a menstruação seja adiantada em 1 ou 2 dias, uma boa opção para quem está com a menstruação atrasada.

Chá de canela
Pode provocar contrações uterinas, assim como o óleo essencial de canela. Entretanto, não há comprovação científica. Como fazer: o ideal é usar a canela em pau.

Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto.

Pode-se comprar a casca de canela seca ou em pau, como é conhecida, canela em pó ou óleo essencial. Para hemorragias menstruais excessivas, é recomendado tomar 15 a 30 gotas de óleo essencial de canela diluídas em 1/4 de xícara de água.

Sim, desde que misturado com outros alimentos, como o leite.

Por isso, um chá de canela em pau ou beber água morna com canela em pó pode ter um bom efeito na digestão. Nesse caso, o ideal é beber a água com canela antes das refeições.

Para obter os benefícios da canela, estudos demonstram que o consumo diário deve ser em torno de 1 a 6 gramas ao dia.

Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

De forma geral, o uso da canela em pequenas quantidades é considerado seguro, sendo recomendado até 6 gramas por dia por um período de até 6 semanas.

Enquanto o café contribui para o nosso metabolismo e fortalece nossa memória, a canela diminui nossa pressão arterial e reduz o acúmulo de gordura. Além de ser uma dupla muito saborosa, a canela deixa o café mais especial, transformando a mistura em uma bebida poderosa para nossa saúde.

Esse chá também é contraindicado para crianças, pessoas com úlceras, gastrite ou que possuem doenças graves do fígado. Pessoas que usam remédios antibióticos, anticoagulantes, para diabetes ou problemas no coração, devem conversar com o médico antes de consumir o chá de canela.

Além disso, auxiliar a emagrecer
Um exemplo é o chá de canela. Entre outros benefícios, o tempero reduz a fome, estimula a digestão e ainda diminui os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ele é considerado termogênico.

Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo. Após ingerir, pode ser que demore dias, horas ou minutos pro sangue menstrual aparecer, pois tudo depende do seu processo de digestão e absorção.

Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez. O efeito abortivo da canela ainda é muito discutido.

Apesar da crença popular de que a canela prejudicaria a fertilidade da mulher ou que induza contrações, nada disso encontra respaldo na ciência. Assim, a canela pode ser consumida normalmente.