Pode tomar cerveja na Sexta-Feira Santa?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não.

O que diz a igreja. A Sexta-feira Santa é o dia mais solene do ano para os cristãos. Este é o dia em que nos lembramos da morte de Cristo na cruz por nós, por isso, a tradição na Igreja Católica é de abstinência e jejum.

Nesta data, os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer. Nada de bebedeira. O vinho é a única bebida permitida.

Em outras palavras, o ato de beber em si não é pecado, caso contrário Jesus não teria multiplicado o vinho nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), mas a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com a bebida pode se tornar pecaminosa, principalmente quando se deixa dominar por ela (cf. 1Cor 6,10).

Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.

9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos. 10°- Não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

“Não há nada de mal em tomar uma cerveja com os amigos. Jesus só não tomou cerveja porque não era cultural na região onde ele viveu. Mas se fosse, com certeza beberia. Só é pecado se bebermos em excesso”, explicou o padre Ricardo Nunes, da igreja de São Jorge de Belford Roxo.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e beber álcool.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Durante a Quaresma, os fiéis intensificam os atos de penitência, oração, reflexão e atos de caridade e bondade. Alguns costumam fazer alguns sacrifícios, como não consumir bebidas alcolicas, não comer chocolate, não falar palavrão e mudar alguns hábitos.

Tradições populares da Semana Santa. A professora aposentada Eunícia Ginani lembra das orientações dos mais velhos: “nada pode ser feito na Sexta-feira Santa”. No nada, estão inclusas afazeres básicos como: tomar banho, pentear os cabelos e cortar as unhas, além de limpar a casa e dos jejuns.

A tradição milenar se opõe ao consumo de carne vermelha e ... Se você está se perguntando se pode comer ovos na sexta-feira santa, a resposta é sim.

Jejum Pão e Água:
O jejum pão é água consiste em comer apenas pão e beber apenas água durante o dia todo, esse jejum se encerra às 18 horas e não é recomendado para quem possui restrições de saúde.

Se a arqueologia encontrou citações à cerveja em registros sumérios e babilônicos 8 mil anos antes de Cristo, não é difícil concluir que ela fazia, sim, parte da sociedade hebraica na época do nascimento de Jesus. Como uma bebida popular, muito provavelmente foi consumida por ele.

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

Igreja Gabola, na África do Sul, permite o consume de grandes quantidades de álcool durante os cultos.

Na Sexta-feira Santa, os católicos mais tradicionais que possuem comércio, não abrem seus pontos. Na Sexta-feira da Paixão também não se deve ouvir música alta e nem dançar. Mas você pode ouvir músicas religiosas para refletir sobre esse dia.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre.