Pode tomar café com remédio?

Perguntado por: harruda4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação.

A cafeína quando associada à dipirona é capaz de potencializar seu efeito analgésico. Esta potencialização de efeito analgésico produzida pela cafeína também já foi demonstrada com o paracetamol, existindo alguns produtos comercializados com esta associação.

Considerada tanto uma droga quanto aditivo alimentar, a cafeína é comumente utilizada como molécula de medicamentos antigripais, tratando diretamente a sensação de cansaço e tontura, além de melhorar a absorção e o efeito de analgésicos no alívio da dor.

Um exemplo são alguns antibióticos, como as quinolonas. "O que pode acontecer é que esse medicamento inibe ou diminui o metabolismo da cafeína e, com isso, faz com que as concentrações de cafeína aumentem no organismo e que o efeito da mesma seja maior", diz o professor.

Tudo depende do seu gosto pessoal e das suas necessidades nutricionais. Se você estiver preocupado com a ingestão de calorias, pode ser melhor escolher o café puro. Se você quiser um sabor mais suave e cremoso, pode preferir o café com leite.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Estudos mostram que mais de uma dezena de medicamentos – tão variados como antidepressivos, estrogénio e medicamentos para a tiróide e a osteoporose – podem ser afectados pelo consumo de café.

Para cortar o efeito da cafeína você pode: Ingerir bastante água; Fazer algum exercício físico; Evitar alimentos ricos em fibra; Coma vegetais crucíferos; Durma por 20 minutos; Faça meditação. 1 – Ingerir bastante água. Uma das melhores formas e mais práticas maneiras de cortar o efeito do café é tomando bastante água.

O mais indicado é sempre água, pois a interação de sucos, leite e refrigerantes com a medicação pode comprometer a absorção e ação do medicamento.

Não há restrições quanto ao uso com alimentos nem em jejum. Mas é aconselhável que seja administrado com água. Leite, sucos, chá, café ou refrigerantes ao entrarem em contato com o medicamento podem resultar em reações químicas que podem alterar a sua estrutura.

Você pode tomar NISULID® (nimesulida) após as refeições. Durante o tratamento com NISULID® (nimesulida), não se aconselha a ingestão de alimentos que provoquem irritação no estômago (tais como abacaxi, laranja, limão, café e etc.).

Alimentos ricos em potássio: bananas, laranjas, vegetais com folhas verdes-escuras podem comprometer a ação de remédios que contenham captropil e enalapril, usados no tratamento de pressão alta ou problemas cardíacos.

Algumas interações entre medicamentos e alimentos

  • Alguns benzodiazepínicos (como triazolam)
  • Bloqueadores dos canais de cálcio (como felodipina, nifedipino e nisoldipina)
  • Ciclosporina.
  • Estrogênio e contraceptivos orais.
  • Algumas estatinas (como atorvastatina, lovastatina e sinvastatina)

Pesquisadores americanos descobriram que ingerir o analgésico paracetamol com café pode aumentar o risco de problemas no fígado.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Ingerir grandes quantidades do analgésico paracetamol com café pode aumentar o risco de problemas no fígado, segundo um estudo da Universidade de Washington.