Pode tomar café antes de ir para academia?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Se você não resiste a uma boa xícara de café, saiba que a bebida pode fazer mais do que te deixar acordado antes da sua rotina de exercícios. Além de melhorar o desempenho na atividade física com uma onda de energia, ela também atua em outras frentes, contribuindo para turbinar o emagrecimento.

O que comer no café da manhã pré-treino

  • Tapioca.
  • Iogurte com frutas.
  • Shake com whey protein.
  • Barra de cereal proteica.
  • Torrada integral com ovos.

Até 1 hora antes do treino: você pode consumir fontes de carboidrato adicionadas de fibras (pão integral com geléia, banana com aveia e mel, iogurte com chia, etc.). 30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Sim, existem alguns benefícios em treinar em jejum, mas não é algo que serve pra todo mundo, inclusive tendo diversas contraindicações. Pessoas com hipoglicemia e pressão baixa, por exemplo, devem evitar essa prática. E em todos os casos, o ideal é fazer uma avaliação médica antes de começar a treinar.

Como a glicose é a fonte de energia preferida para a maioria dos exercícios, uma refeição pré-treino deve incluir alimentos ricos em carboidratos e fáceis de digerir, como massas integrais, frutas, pão e barras energéticas (sem açúcar). O tipo de carboidrato que você escolher também é importante.

Até 30 minutos antes do exercício é possível se alimentar sem prejudicar o treino, a nutricionista recomenda ingerir alimentos de rápida digestão, como sucos de frutas.

Essa resposta mostra um pouco sobre quais são os benefícios do café: o consumo de café antes da atividade física elimina a sensação de cansaço e potencializa a força muscular. Inclusive, a bebida é indicada para os adeptos de musculação, crossfit e exercícios funcionais ligados ao aumento de massa magra.

Quanto tempo antes do treino devemos tomar café? O ideal é que o café seja consumido de 30 minutos a uma hora antes do treino. Como o organismo absorve rapidamente a cafeína pelo trato gastrointestinal, isso quer dizer que o pico de concentração no seu sangue vai ocorrer entre 15 a 45 minutos após a ingestão.

Geralmente, a cafeína começa a ser absorvida pelo corpo logo após ser ingerida e atinge o pico de concentração no sangue cerca de 30 a 60 minutos depois. O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, mas pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.)

De acordo com o artigo, comer um ovo cozido antes do treino pode ajudar a aumentar a energia e aumentar o desempenho. No entanto, se você estiver treinando para perder peso, comer um ovo cozido depois do treino pode ser a melhor opção.

Cafeína, termogênicos e outros suplementos pré-treino
Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. “Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

Outra dúvida muito comum é se pode ou não consumir proteína antes do treino, como os ovos, por exemplo. Segundo a profissional entrevistada, pode sim. “Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino.

Conclusão: A banana é rica em carboidratos, fibras e potássio, por isso comer banana antes do treino melhora o desempenho e ganho de massa muscular. Mas além disso evita lesões musculares como a câimbra.

Como já vimos, é preciso repor os nutrientes com o café da manhã pré-treino, essa é forma mais saudável para realizar os exercícios logo de manhã. Porém, existem estudos que indicam que treinar em jejum, ou seja, sem ingerir nenhum alimento pode ser uma boa opção.

Durante as primeiras horas do dia, a sua capacidade de utilizar a gordura corporal como combustível e energia aumenta, factor que ajuda muito nos treinos, principalmente em exercícios cardiorrespiratórios e resistidos. 2. O treino pela manhã estimula mais o metabolismo do corpo do que os treinos à tarde ou à noite.

Evite a ingestão de fibras: Alimentos como aveia, farelos, granola, vegetais folhosos e frutas (com casca e bagaço) devem ficar de fora do cardápio antes do treino. Isso porque as fibras estimulam o trânsito intestinal, o que pode trazer desconfortos e dores no abdômen.

Mais uma opção de suplementação para iniciantes é a BCAA. Ela é formada pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina. Também podemos encontrar esses três fatores em ovos e carnes. Já a função da BCAA é compor as fibras dos músculos, por isso, ela participa no ato da formação muscular no corpo.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.