Pode tomar buscopan para gases?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

Adultos e crianças acima de 6 anos: 20 a 40 gotas (10-20 mg), 3 a 5 vezes ao dia. Crianças entre 1 e 6 anos: 10 a 20 gotas (5-10 mg), 3 vezes ao dia.

Os remédios de farmácia normalmente indicados pelo médico para gases são:

  1. Simeticona. ...
  2. Carvão vegetal ativado. ...
  3. Alfa-D-galactosidase. ...
  4. Comprimidos de lactase. ...
  5. Rifaximina. ...
  6. Probióticos.

Prisão de ventre
A prisão de ventre também pode causar aumento dos gases intestinais, pois como as fezes permanecem mais tempo no intestino, favorecem o aumento da fermentação e dificultam a saída dos gases, causando dor e desconforto abdominal.

Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Sua presença no aparelho digestivo é, portanto, completamente normal. Mas, em algumas pessoas e em situações específicas, pode ocorrer uma produção excessiva, causando desconforto e dores abdominais fortes.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Buscopan® relaxa os espasmos musculares dos órgãos abdominais agindo somente onde ocorrem dores e cólicas - no abdômen.

Excesso de gases
Determinados alimentos causam mais flatulência, como feijão, couve, lentilha e grão-de-bico. Entretanto, além de tais alimentos, os gases em excesso podem ser por causa de intensa ansiedade, intestino preso e distúrbios digestivos, como a intolerância à lactose.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Os gases intestinais:
Alguns alimentos são mais fermentáveis, e acabam aumentando a flatulência. Geralmente, esses alimentos são: leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha; vegetais crucíferos como couve-flor, repolho, brócolis e alcachofra; Lactose que é o açúcar do leite; amido e frutose.

Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social. O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos).

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.

Se você tem gases após tomar leite, provavelmente, você tem algum nível de intolerância à lactose. Entenda o que acontece no seu organismo neste caso. A má digestão da lactose pode ser sentida pelo nosso corpo em forma de desconforto na barriga após e consumo de leite e derivados, como queijo e iogurte.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, LUFTAL atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.