Pode tomar buscopan para dor nos rins?

Perguntado por: umota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Cólica de rim - O que tomar? Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Antiespasmódicos: com a obstrução do fluxo de urina, é comum que os órgãos do sistema urinário provoquem espasmos musculares — que nada mais é do que contrações involuntárias. Para minimizar esse tipo de desconforto, o uso do Buscopan pode ser bastante indicado.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

A dor renal pode ser precipitada por isquemia renal (redução do aporte de sangue), inflamação/infecção dos rins, tração ou distensão da pelve renal ou distensão da cápsula que recobre os rins.

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Normalmente, essa posição é de lado, podendo ser o esquerdo ou o direito, dependendo de qual dos rins esteja afetado.

A dor nos rins é muito difícil de ser aliviada, sobretudo quando o paciente está com cálculo renal. Nesse caso, independente da posição, a dor não desaparece. A dor nas costas possui características mecânicas, ou seja, piora com um determinado movimento e pode ser aliviada em outras posições.

Aprenda a fazer chá para rins inflamados

  1. Chá de Quebra-Pedra. Você já deve ter ouvido falar de chá de quebra-pedra. ...
  2. Chá de Cana-do-Brejo. E se estamos falando de problemas nos rins como inflamações ou a presença de pedras, temos que falar de chá de Cana-do-Brejo. ...
  3. Chá de Alfavaca. ...
  4. Chá de Acariçoba. ...
  5. Chá de Mil Folhas.

As análises de sangue em laboratório, como um hemograma completo, podem detectar a presença de uma infecção nos rins, por meio da análise de sangue, quantificando as células brancas (indicativas de infecção no organismo).

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.