Pode tomar bupropiona e sertralina junto?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A Bupropiona não é um bom medicamento para tratar ansiedade. Pode inclusive aumentar esse sintoma. Mas pode ser usada em combinação com outros medicamentos, como a sertralina.

a) antidepressivo sertralina: eficaz na prevenção de recaída dos sintomas do episódio inicial de depressão, assim como na recorrência de outros episódios depressivos. b) antidepressivo bupropiona: eficácia antidepressiva, prevenção de recaídas e recorrências de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória.

Algumas interações conhecidas da bupropiona são com as seguintes medicações:

  • Citalopram.
  • Doxorrubicina.
  • Lorcaserina.
  • Metoprolol.
  • Tamoxifeno.
  • Antidepressivos tricíclicos (classe de medicações que incluem, por exemplo, a amitriptilina).
  • Vortioxetina.

O efeito de bupropiona é inibido por carbamazepina, fenitoína, ritonavir e efavirenz. O efeito da bupropiona é aumentado pelo ácido valpróico. Bupropiona é contraindicada com antidepressivos da IMAO (inibidores da monoamina oxidase) à medida que aumenta a possibilidade de reações adversas.

Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Sendo assim a bupropiona é um agente antidepressivo que age inibindo a recaptação neuronal da noradrenalina e dopamina, tornando-se então, inibidora do desejo de fumar em indivíduos depressivos e também em fumantes não-depressivos.

Reações de hipersensibilidade (p. ex. urticária); anorexia; agitação, ansiedade e depressão; tremor; vertigem; distúrbios de paladar; distúrbios de concentração; transtornos na visão, dor abdominal; constipação; rash, prurido; sudorese; febre e astenia.

O cloridrato de bupropiona demora cerca de uma semana para começar a fazer efeito, já que é o período necessário para que a bupropiona atinja os níveis necessários no organismo.

A Bupropiona não é um bom medicamento para tratar ansiedade. Pode inclusive aumentar esse sintoma. Mas pode ser usada em combinação com outros medicamentos, como a sertralina.

A bupropiona também pode ser associada a outros antidepressivos para reduzir os efeitos do medicamento na vida sexual do paciente.

A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno. Em alguns pacientes pode causar boca seca, náuseas, tontura, insônia e dispepsia (mal-estar no estômago). Esses sintomas são mais comuns no começo do tratamento e costumam desaparecer.

A dose inicial é de 150 mg, administrados uma vez ao dia durante três dias consecutivos. Na sequência, deve ser aumentada para 150 mg duas vezes ao dia. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre doses sucessivas.

A dose usual recomendada para a maioria dos adultos é de 1 (um) comprimido de 150 mg por dia. Seu médico pode aumentar a dose para 300 mg (2 comprimidos) por dia, caso sua depressão não melhore após várias semanas. Não tome mais que 1 (um) comprimido de uma vez.