Pode tomar banho para fazer preventivo?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

-- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultra-sonografia transvaginal.

3) Tomar banho não atrapalha os exames. Siga o conselho anterior e use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre. 4) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo.

Para as coletas de secreção genital feminina interna (vagina, fundo de saco vaginal, colo uterino), pode-se urinar e tomar banho. Quando a coleta for em genitália externa (secreção vulvar por exemplo) ou em caso de crianças, não tomar banho e não urinar.

Vou ter que tirar a roupa? É necessário para a realização do exame físico que a menina fique sem roupa, mas o ginecologista sempre utiliza um avental descartável para que a menina não fique tão exposta. Não há razão para vergonha, o médico está habituado a esta situação e lembre-se que ele está cuidando da sua saúde.

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Exame papanicolau detecta quais doenças?

  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.

- Quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

Olá. Evite relações sexuais 48 horas antes da coleta do Papanicolaou. Após a coleta do exame não tem restrições para relação.

Se preferir, pode depilar-se, mas sem exageros para evitar irritações. A recomendação é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais, principalmente para quem quer sentir-se confortável com o biquíni ou com a calcinha sem sentir que a região está exposta.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Nos casos de coletas de secreção vaginal ou anal, pode-se urinar, defecar e tomar banho. – Não fazer uso de antissépticos, medicações tópicas e uso de antibiótico oral.

No dia da coleta, realizar a higiene habitual com água e sabonete somente externamente (não realizar higiene líquida). Evitar fazer a coleta do exame durante a menstruação. MENORES DE 16 ANOS e clientes virgens, comparecer para coleta sem tomar banho e sem urinar por pelo menos 04 horas.

Para realizar a coleta pode-se urinar e tomar banho. Não fazer uso de antissépticos, medicações tópicas e uso de antibiótico oral. Manter abstinência de relação sexual nas últimas 24 horas anteriores a coleta.

A ginecologia tem como responsabilidade examinar e tratar tudo que estiver relacionado com o aparelho genital feminino e as mamas. Já a obstetrícia tem como principal objetivo estudar a reprodução da mulher.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Preparo do exame de colposcopia
Para que não haja problemas com as imagens obtidas no procedimento, recomenda-se que a paciente, nas 24 horas que antecedem o exame, não utilize duchas vaginais, medicamentos ou cremes na região, absorvente interno e não tenha tido relações sexuais.

Durante a realização do exame, algumas pacientes podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas geralmente o papanicolau não dói!