Pode tomar banho na Sexta-Feira Santa?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

"O banho de boldo na umbanda, também conhecido como banho de Oxalá, ou banho de Jesus, é usado com o intuito de limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e de melhorar a sensação de angústia", explica.

Não ligar a TV, nem o computador, nem as mídias sociais, nem o telefone celular (sim, isso mesmo!) durante todo o dia. Evitar compras e outras atividades não essenciais que nos distraiam do significado deste dia. Rezar os mistérios dolorosos do rosário.

Tem mais: Na Sexta-Feira da Paixão — Marias não podem cortar o cabelo; não podem pentear-se, porque “Maria Santíssima não se penteou”.

Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

Não pode matar qualquer animal, mesmo que seja para a alimentação. Não pode tirar leite.

Para idosa, os gestos são sacrifícios pela morte de Jesus Cristo. Para muitas pessoas a sexta-feira santa é considerada um dia sagrado, tanto que muitas atividades diárias como tomar banho e limpar a casa não podem ser realizadas neste dia.

Banho de descarrego
Esse não é um banho energético exclusivamente para a Semana Santa. É um banho de descarrego que pode ser feito durante essa época ou quando você sentir a necessidade. Então, caso esteja precisando de uma limpeza mais profunda, é interessante ter essa receita guardada.

A maioria liberou geral. Até banho toma nas trevas da quarta-feira.

A tradição diz que na Sexta-feira Santa mulheres batizadas com o nome de “Maria”, não podem varrer a casa nem pentear os cabelos.

A sexta-feira é regida por Vênus, momento ideal para banhos que envolvam questões de amor, paixão, beleza, harmonia, união e fertilidade.

Sexta Feira
Indicamos o banho de alfazema, que traz paz de espírito e resolução para problemas pendentes. Além disso, tem um aroma natural delicioso! Na sexta indicamos também as ervas de Iemanjá. Um bom banho de anis-estrelado vai te ajudar a tomar decisões mais rapidamente e resolver problemas urgentes.

Existem 2 possibilidades para você fazer um banho de descarrego. Se o principal objetivo é se livrar das mas energias acumuladas, o ideal é que você prepare o banho para a noite da sexta-feira.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

18 horas

Jejum Pão e Água:
O jejum pão é água consiste em comer apenas pão e beber apenas água durante o dia todo, esse jejum se encerra às 18 horas e não é recomendado para quem possui restrições de saúde.

O queijo é um dos alimentos mais presentes nas mesas dos brasileiros e acaba sendo indispensável na Semana Santa - e em outros feriados religiosos. Além do queijo e outros produtos laticínios, frutos do mar e ovos também podem ser ingeridos pelos católicos durante a Semana Santa e durante todas as sextas-feiras do ano.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

Para as celebrações, as recomendações da Igreja Católica são colocar uma cruz na porta ou portão de casa na Sexta-Feira Santa; acender uma vela na hora da Vigília Pascal ao lado da bíblia; e no Domingo de Páscoa colocar uma toalha branca no portão ou porta de casa.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

Durante a festividade, a Igreja Católica recomenda aos cristãos a abstenção de carne durante a Sexta-feira Santa. A abstinência da carne tem a intenção de propor a prática da caridade, por ser um alimento caro. Dessa forma, os cristãos devem se abster de seus luxos e ajudar o próximo.

Atualmente, porém, a Igreja Católica fala em abstinência apenas de carnes. O objetivo da abstinência de carnes exigida pela Igreja Católica é fazer com que o fiel tenha crescimento espiritual. Em nenhum trecho do Código de Direito Canônico é dito para que os fiéis comam peixe, frango ou qualquer outro animal.