Pode tomar banho de chinelo?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Parece exagero usar chinelo no banho, mas não é. O calçado, ainda que deixe os dedos de fora, age como uma barreira entre o pé e o piso úmido do chuveiro e, para quem mora com pessoas que sofrem com micose, o chinelo atua como um fator de proteção contra esses fungos.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

1 – Deixar o chinelo virado para cima faz a mãe morrer
Em realidade, a crença popular de que deixar os calçados com a sola virada para cima pode causar a morte de alguém — mais precisamente, da mãe do “desorganizado” — obviamente não tem qualquer fundamento científico.

E molhar é tranquilo, já que esse material é à prova d'água. Ele não absorve nada e seca rápido.

“Na praia, se a pessoa faz uso de um calçado, como um chinelo, ajuda a reduzir o risco de contato com bicho geográfico e bicho de pé. O uso é importante principalmente se a pessoa tem rachaduras nos pés, e o chinelo vai diminuir o contato com o piso, evitando as infecções”, reforça Katia Purim, médica dermatologista.

O principal risco de andar descalço em casa está na ocorrência de lesões. Você pode se machucar ao pisar em algum objeto, por exemplo. Além disso, há mais chances de cair e/ou escorregar caso você não esteja com um calçado seguro e antiderrapante.

O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

As solas adesivas hipoalergênicas protegem da mesma maneira que os chinelos, e nos permite passar pelas superfícies quentes ou ásperas com muita facilidade. Para você usá-la, basta descolar o adesivo e depois colocar nos pés, exatamente como vocês podem ver no gif abaixo.

O uso de tênis completa o uniforme escolar. Chinelos, sandálias, chuteiras com cravo ou outros tipos de calçados não são adequados, pois podem comprometer a segurança do(a) aluno(a).

O empregador poderá proibir o uso de roupas decotadas, ou o uso de bermudas ou chinelos no ambiente corporativo, por exemplo”, afirma. A nova regra, porém, terá pouco impacto em empresas de setores específicos como o de tecnologia.

Graças ao material que é fabricado, o chinelo nuvem também conhecido como sandália ortopédica, pois é muito confortável, sendo perfeito para usar no dia a dia quando você precisa de uma sapato macio e leve.

Como dito anteriormente, o chinelo nuvem é um calçado que é produzido por meio de uma borracha sintética muito leve. Além disso, ele possui ainda uma plataforma acolchoada. Em geral, seus modelos são fabricados com espuma de etileno vinil acetato, mais conhecido pelo seu nome famoso: EVA.

O chinelo plataforma, ou flatform, são um grande exemplar dessa tendência. Versáteis e super fáceis de compor, tem o poder de levantar os looks do dia com visual mais básico.