Pode tomar banho à noite no resguardo?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Mulheres submetidas a cesárea devem esperar de seis a doze horas para entrar debaixo do chuveiro, por causa do efeito da anestesia, que bloqueia os nervos que controlam a pressão arterial. Ao levantar, a mulher pode sofrer uma queda de pressão e até desmaiar.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto.

Durma em uma posição confortável
Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.

Os exercícios físicos podem ser retomados cerca de 15 dias após o parto normal. Costumam ser liberadas atividades mais leves, como caminhada, musculação leve, pilates, ioga, entre outras. Mas antes de começar qualquer modalidade é importante buscar orientações do seu médico.

Manter a higiene pessoal em dia é importante para a cicatrização. Logo que puder ficar de pé, a mãe já pode tomar um banho completo, inclusive lavar o cabelo. O absorvente genital, utilizado após o parto, pode ser trocado por absorventes internos em, aproximadamente, 2 semanas após o parto.

Independente se o parto foi normal ou cesárea, as puérperas necessitam manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

A massagem é um item importante que ajuda a eliminar o inchaço do corpo e a retenção de líquido, pois, ativa a circulação. É o momento de criar hábitos saudáveis com relação a alimentação, mas não é indicado que faça regime. O bom é comer muitas frutas, verduras e legumes.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Recorra à cirurgia plástica
A abdominoplastia é a cirurgia mais procurada pelas mulheres que estão insatisfeitas com o corpo após a gravidez. O procedimento remove a gordura e a pele em excesso em uma única cirurgia. Além disso, há melhora nas estrias da barriga, causadas, ou não, pela gestação.