Pode tomar banho 1 vez por dia?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

De uma forma geral: Manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele é fundamental; Se assim for, não há nada contra o banho diário; Em casos específicos pode não ser recomendável.

Tomar banho mais de duas vezes ao dia, principalmente quando se usa esponja, pode ser prejudicial, já que pode remover a camada superficial de gordura e bactérias presentes na pele, aumentando o risco de alergias e infecção. Veja mais sobre quantos banhos tomar por dia.

Ela ainda reforça que a falta de banho também pode acumular outros resíduos. "Há acúmulo de restos de pele, sebo, poluição, suor, bactérias e vírus que, se não retirados, podem causar proliferação de micro-organismos que trazem mau cheiro ou desenvolvem doenças", pontua Isabella.

Ou seja, de acordo com a ciência, o banho noturno é o mais benéfico. E as vantagens acentuam-se em climas quentes ou durante o verão. Isto porque, com temperaturas elevadas, “pode ser difícil conseguir a descida de temperatura corporal tão precisa para uma boa noite de sono“, garante a médica Mia Finkelston.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica.

Durante o banho, sugere-se evitar também o uso excessivo de produtos de limpeza. Quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.

EUA. Nos Estados Unidos, a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia.

Banhar-se antes de dormir contribui para a qualidade do sono. Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso se sentir limpo. “Você esteve na rua o dia inteiro, você gostaria de levar toda a sujeira para seus lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono.

Em geral, dermatologistas indicam que o tempo suficiente para o banho é de cinco a dez minutos, podendo variar. Esse é o tempo necessário para hidratar e limpar a pele sem a remoção dos óleos naturais que são necessários para a saúde.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Para quem não gosta tanto de banho, dá para ficar sem se lavar por até quatro ou cinco dias sem comprometer a saúde. Ficar muito tempo sem uma boa ducha pode levar a acúmulo de sebo na pele e grumos de bactérias que, por sua vez, podem desencadear doenças de pele, explica a dermatologista Betina Stefanello.

– Especialistas recomendam tomar banho de duas a três vezes por semana. Isso é suficiente para uma higiene corporal saudável sem destruir a película protetora natural da pele. Algumas regiões do corpo, como rosto, axilas e genitais, podem ser limpas diariamente com um pano úmido e sabão neutro.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Cientificamente falando, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo.

Tomar banho de manhã pode ser uma ideia muito interessante para quem tem dificuldades para “engrenar” nas atividades, ou necessita de um gás na hora de despertar a criatividade. Isso porque uma ducha morna a fria pode trazer diversos benefícios para a nossa mente e o nosso corpo.

Cientistas norte-americanos fizeram um cruzamento de diversos estudos sobre o tema e concluíram que ir para debaixo do chuveiro com a água entre 40 °C a 42 °C pelo menos 90 minutos antes de ir para a cama melhora a qualidade do sono. Além desse impacto, o banho morno também diminui o tempo de latência do sono.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Para o bem da sua pele, o banho certo é rapidinho, com pouca espuma, com água morna, sem esfrega-esfrega (pasme, não é pra ensaboar o corpo todo!), sem odores intensos. Os dermatologistas garantem. “Desengordurar a pele é um erro!

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.