Pode tomar azitromicina para sinusite?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Azitromicina Di-Hidratada é indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite.

Contudo, seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

CONCLUSÕES: Em adultos com sinusite aguda, um curso de 3 dias de Azitromicina foi tão eficaz e bem tolerada como um curso de 10 dias de ácido clavulânico/amoxicilina. Um regime de dose significativamente mais simples e mais rápido efeito clínico foram as vantagens de Azitromicina.

O diagnóstico da sinusite bacteriana é baseado na presença de sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias e não melhoram com o tratamento em casa. O médico pode realizar um exame físico e avaliar a presença de sintomas, como inchaço e sensibilidade nos seios paranasais.

Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Descongestionantes auxiliam na desobstrução da passagem aos seios paranasais, enquanto corticoides tem efeito anti-inflamatório e antialérgico. Analgésicos também auxiliam no tratamento, diminuindo as dores na cabeça, e os antitérmicos baixam a febre.

Quando o quadro de secreção e congestão nasais piora a partir de 5-7 dias, e evolui com dor de um dos lados da face, febre, alterações em exames…etc, aí sim temos sinais de SINUSITE BACTERIANA com potencial indicação de usarmos ANTIBIÓTICOS.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Sim. Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Na maioria dos casos de sinusite bacteriana, a pessoa se recupera em 2 semanas, e não tem mais sintomas.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Sinusite pode evoluir para pneumonia em casos raros, quando a infecção se espalha dos seios paranasais para os pulmões. Fatores como uso inadequado de antibióticos, sistema imunológico debilitado e tabagismo podem aumentar o risco.

Sinusite não tratada leva à quadros de meningite, abscesso e morte.