Pode tomar anticoncepcional e antialergico?

Perguntado por: dvieira6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

“Algumas mulheres questionam durante as consultas se antidepressivos e antialérgicos também cortam o efeito. Felizmente, esses medicamentos não alteram o efeito do anticoncepcional, não há com o que se preocupar em relação a eles”, explica.

Antialérgicos podem ser anulados se ingeridos com suco de laranja ou toranja. O ferro na forma de medicamento tem efeito reduzido se consumido durante a refeição. E será mais bem absorvido se engolido com suco de laranja, devido ao PH ácido.

Felizmente, esses medicamentos não alteram o efeito do anticoncepcional, não há com o que se preocupar em relação a eles”, explica.

Medicamentos como os usados para diminuir ou abolir crises convulsivas, alguns fitoterápicos e barbitúricos, como o fenobarbital e a carbamazepina (utilizada em pílulas contra a epilepsia), podem reduzir drasticamente os efeitos do anticoncepcional, alerta o ginecologista Dr.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

Se até 4 horas após ter ingerido a pílula você apresentar vômitos ou quadro de diarreia intensa, por exemplo, os hormônios presentes na pílula podem não ser adequadamente absorvidos pelo organismo, o que causaria uma diminuição da eficácia contraceptiva.

Bebidas alcoólicas podem interferir no antialérgico
O ideal, portanto, é não consumir álcool durante qualquer tratamento medicamentoso sem conversar antes com o médico, para entender se aquele antialérgico específico pode – ou não – ter interação com a bebida2,5.

O seu início de ação ocorre em 30 minutos. A dexclorfeniramina tem ação anti-histamínica mais prolongada, com duração de até 48 horas.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Por ser anti-histamínico de primeira geração, Histamin é um antialérgico que dá sono mais facilmente em algumas pessoas.

Antibióticos que cortam o efeito da pílula:
Esta interação de medicamentos pode ocorrer com o uso de qualquer antibiótico, como amoxicilina, azitromicina e outros. Se tomou o antibiótico e teve relação sem camisinha, o risco da gravidez existe.

O anti-inflamatório não corta o efeito da pílula pelo que demostram estudos, tanto que não constam nas bulas dos anticoncepcionais um alerta específico. O que pode acontecer é que o uso de muitos medicamentos podem levar a vômitos e diarréia e isto indiretamente levar a perda do efeito do anticoncepcional.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Corticoides, como a prednisona e a prednisolona, não cortam o efeito, mas podem ter seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula anticoncepcional. Antirretrovirais usados no tratamento da aids, como Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir, podem cortar a eficácia dos anticoncepcionais.

A recomendação dos ginecologistas é não extrapolar as 2 horas para não cultivar um hábito de esquecimento. Caso você esqueça por mais tempo, será necessário iniciar todo o ciclo novamente, como se fosse a primeira pílula da cartela, pois nesse caso não é possível estimar com precisão o risco de gravidez.

Essa prática pode ser perigosa porque a cápsula tem a função de proteger as mucosas da boca e do esôfago, a fim de garantir a absorção correta, a eficácia e a ação do medicamento.

As chances de engravidar na pausa do anticoncepcional são baixas. A pausa é segura e não interfere na eficácia do medicamento.

Ao contrário do que você provavelmente imaginou, depende do tipo de anticoncepcional, suas chances de engravidar são ainda maiores. Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, se você usou anticoncepcionais orais por mais de quatro anos, não precisa se preocupar.