Pode tomar anticoncepcional antes da data?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A injeção pode ser adiantada ou atrasada em até 7 dias.

Não tem problema usar pílulas anticoncepcionais para pular sua menstruação. Se você optar por pular sua menstruação continuamente, os efeitos colaterais podem incluir sangramentos de escape.

O atraso pode ser de, no máximo, 3 dias. Após esse período, a eficácia não é garantida: é necessário fazer o teste de gravidez para tomar, ou deve-se esperar até a próxima menstruação para tomar novamente no início do ciclo, ou seja, do dia 1 ao 3 da menstruação.

Como vimos, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário para que sua eficácia seja garantida. Pequenas alterações, como 20 ou 30 minutos, não afetam o desempenho dos comprimidos, mas longas períodos, sim.

A minipílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo, mas nos primeiros 7 dias não há garantias de que ela previna uma gravidez. Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

Basicamente, a maioria das pílulas anticoncepcionais têm 21 dias. Então, você toma a pílula durante esse período e pula sete dias até começar a tomar a nova cartela. Nesse caso, para atrasar a menstruação, você pularia o placebo e imediatamente iniciaria uma nova embalagem de pílulas.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

Como Mudar o Dia da Menstruação Tomando Anticoncepcional
Para mudar o dia da menstruação, o anticoncepcional oral combinado pode ser “emendado” em duas ou, no máximo, três cartelas. Também pode ser feita a pausa da pílula, mas somente a partir da 2ª semana, ou seja, depois das 14 primeiras pílulas.

4 possibilidades para fazer a menstruação descer urgente

  1. 1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! ...
  2. 2. o sexo também ajuda a menstruação descer. ...
  3. 3. as massagens localizadas auxiliam m-u-i-t-o. ...
  4. 4. reduzir o estresse físico também ajuda.

Anticoncepcionais de uso contínuo
São anticoncepcionais com cargas hormonais menores e que, por isso, não precisam do período de pausa. Esses anticoncepcionais agem durante todos os 28 dias de ciclo, suspendendo a menstruação até que o tratamento seja interrompido.

Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação. Dessa forma, os hormônios encontrados no remédio impedirão o corpo de ovular e, portanto, a mulher não entrará no período fértil.

“Os hormônios possuem meia-vida e duram um certo período no organismo, então, mudanças de horário podem comprometer a eficácia”, reforça a ginecologista. Lembre-se: 12 horas é considerado o período máximo de atraso.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Não. A interrupção momentânea da pílula faz os níveis hormonais do contraceptivo caírem e ocorre o sangramento equivalente à menstruação, contudo o tempo de pausa não é suficiente para fazer a mulher voltar a ovular e, por esse motivo, o seu efeito é mantido mesmo neste período.