Pode tomar antibiótico e floratil juntos?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Não são conhecidas interações medicamentosas para o Floratil® 200 mg, a não ser diminuição da sua ação quando é tomado juntamente com medicamentos para tratar micoses. Se você encontra- se sob tratamento com antibióticos ou quimioterápicos, ingerir Floratil® 200 mg um pouco antes desses medicamentos.

Repoflor® deve ser tomado de preferência em jejum ou meia hora antes das refeições. No caso de pacientes sob tratamento com antibióticos ou quimioterápicos, ingerir Repoflor® um pouco antes desses agentes.

Tomar um probiótico durante o tratamento com antibióticos é importante para auxiliar na recuperação da flora instestinal. Tal ação, por tanto, pode reduzir os sintomas de disbiose, como a diarréia. Os probióticos podem ajudar a restaurar bactérias que foram perdidas durante o tratamento.

A acidez do estômago pode diminuir a ação de vários antibióticos. Dessa forma, o uso do omeprazol, ou outro da mesma família, melhora a eficácia do tratamento.

Probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Incorporar um probiótico à sua rotina durante o tratamento com antibióticos pode ajudar a manter ou, se necessário, restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

Tratamento – Em geral, os quadros de diarreia associada aos antibióticos são leves e regridem espontaneamente alguns dias após a pessoa ter deixado de fazer uso da medicação. Mas há aqueles mais resistentes, que demandam a interrupção imediata do antibiótico e a reposição urgente dos líquidos e fluidos perdidos.

Não foram registrados problemas de interações medicamentosas com Floratil. Ele tem sua eficácia reduzida quando utilizados remédios para tratamento de micose, além de bebidas alcoólicas. Deve ser utilizado de forma prévia no caso de tratamento antibiótico ou quimioterápico.

Os antibióticos usados para combater bactérias que causam infecções agem também diminuindo as bactérias que fazem parte da microbiota, levando a um desequilíbrio da flora intestinal, o que pode causar diarreia, que geralmente é autolimitada e melhora com o uso de sintomáticos e probióticos.

Floratil® 200 mg deve ser tomado de preferência em jejum ou meia hora antes das refeições. - Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarréia por Clostridium difficile: um envelope, duas vezes ao dia. - Nas alterações crônicas da flora intestinal: um envelope uma vez ao dia.

Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com qualquer tipo de antibiótico, porque o álcool pode prejudicar o fígado e interferir no metabolismo dos antibióticos, levando à redução da eficácia, envenenamento ou aumento dos efeitos colaterais.

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Uso de antibióticos
Como visto, se uma pessoa precisa fazer uso de antibióticos de maneira recorrente ao longo do ano para combater infecções, pode ser que sua imunidade esteja baixa.

O cirurgião do aparelho digestivo Fabio Atuí alerta que o ideal é tomar o antibiótico na hora das refeições, com barriga cheia. Existe a possibilidade de tomar um remédio que protege o estômago no período que você está tomando o antibiótico.

alimento ajudar a proteger o estômago. alimento não interferir na absorção do medicamento.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Os flavonoides do limão agem sobre algumas bactérias por terem propriedades antissépticas e antibióticas, e dessa forma a fruta auxilia a prevenir e controlar infecções causadas por esses micro-organismos, principalmente na mucosa bucal e na garganta.

Embora você possa tomar probióticos enquanto usa antibióticos, não o faça ao mesmo tempo. A recomendação é esperar pelo menos duas horas antes ou depois de tomar o antibiótico para consumir seu suplemento probiótico.

A administração concomitante de Amoxicilina + Claritromicina + Omeprazol com cisaprida, pimozida ou terfenadina é contraindicada.