Pode tomar antibiótico e anti-inflamatório ao mesmo tempo?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Estes medicamentos têm como características, além de diminuir os sinais de inflamação, o alívio da dor e da febre. As substâncias mais comum desse grupo são: diclofenaco, ibuprofeno, meloxicam, piroxicam, nimesulida e cetoprofeno. Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Assim, o antibiótico atua no combate ao agente causador, enquanto o anti-inflamatório é receitado para combater sintomas, como inchaços e dores. Vale dizer que é possível aliar antibiótico e anti-inflamatório para um tratamento mais eficiente de algumas doenças.

O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de antibióticos – assim como de todos os outros medicamentos – é a água. “Isso porque eles podem desencadear reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia”, explica a farmacêutica Patrícia.

Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso. Devemos ficar atentos, ainda, à forma como tomamos os medicamentos.

Administrar na hora exata indicada ou dentro de 30 minutos antes ou após o horário aprazado. Medicamentos prescritos com frequência maior do que uma vez ao dia, mas menor do que seis vezes ao dia (a cada 4 horas).

Prednisona é um antibiótico? Serve para tratar infecções? Não, a prednisona não é um antibiótico e, isoladamente, não serve para tratar infecções. No entanto, como ela tem um forte efeito anti-inflamatório, ela pode ser utilizada junto com antibióticos para acelerar a cura de alguns tipos de infecção.

Anti-inflamatórios
Em geral um medicamento não prejudica o efeito do outro, porém, a união do antibiótico com o anti-inflamatório pode cair como uma verdadeira bomba no estômago, causando problemas gástricos e fortes dores estomacais.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Interações medicamentosas

  • Medicamentos para tratamento de gota (probenicida ou alopurinol);
  • Outros antibióticos;
  • Anticoncepcionais;
  • Anticoagulantes (varfarina).

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Seis antibióticos naturais que você possui em sua cozinha

  1. 1 – Gengibre. Um dos remédios mais potentes que funciona incrivelmente bem para o tratamento do resfriado comum e gripe, naturalmente, é a raiz de gengibre fresco. ...
  2. 2 – Mel de Manuka. ...
  3. 3 – Limão. ...
  4. 4 – Dentes de alho. ...
  5. 5 – Flores de Echinacea. ...
  6. 6 – Chá-verde.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso. Interromper o uso porque houve melhora dos sintomas pode levar à recaída dos sintomas e a bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde! – alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

O analgésico e anti-inflamatório ainda podem ser administrados juntos, já que têm finalidades diferentes atuando no corpo. Já que o anti-inflamatório pode demorar um tempo para começar a fazer efeito, pode ser necessário adotar o uso de analgésico junto, acelerando e otimizando o tratamento.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.