Pode tomar Anti-alérgico com chikungunya?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como não há tratamento específico para elas, tratam-se os sintomas utilizando analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona2, e em casos de urticária (placas avermelhadas na pele que causam coceira e inchaço) pode-se utilizar antialérgicos, como a dexclorferinamina3.

O tratamento da chikungunya

  • dor leve: dipirona (1 g) ou paracetamol de horário;
  • dor moderada: intercalar dipirona e paracetamol;
  • dor moderada a intensa com acometimento poliarticular, persistente ou incapacitante: iniciar com dipirona e tramadol depois.

Os corticosteroides são contraindicados na fase aguda da febre Chikungunya e a medicação padrão para uso oral é a prednisona.

Medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico (AAS), ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) devem ser evitados, pois inibem elementos essenciais para a coagulação sanguínea, que já é prejudicada pela redução de plaquetas causada por esses vírus, favorecendo e agravando a ocorrência de ...

Os corticosteroides são contraindicados na fase aguda da febre Chikungunya .

Além dos analgésicos para conter as dores, a doença requer repouso absoluto de pelo menos 15 dias, o que reduz suas possibilidades de evolução para um quadro crônico. Vital em casos de dengue, a hidratação não é prioritária em casos de chikungunya. Para ambas, o repouso é indispensável.

O uso de compressas (quente e fria) e géis de massagem também podem auxiliar no objetivo de amenizar as dores. Segundo o ortopedista, embora sejam paliativos, não há problema em utilizar esses tratamentos. “A compressa, tanto fria quanto morna, pode ser utilizada desde que gere um conforto.

O quadro agudo da doença dura até 15 dias, sendo que algumas pessoas desenvolvem quadros pós-agudo ou crônico com dores nas juntas que podem durar meses ou anos.

Os achados sugerem que níveis elevados da quimiocina CXCL8 em pacientes com chikungunya na fase aguda da doença podem induzir aumento na resposta inflamatória, o que pode contribuir para o desenvolvimento de dor articular crônica.

A grande sequela é a dor muscular e esquelética. Tem pacientes que fazem acometimento neurológicos, cardíacos e pulmonar, mas isso é mais na fase aguda, que é aquela fase em que o paciente inflama, nos primeiros 14 dias. Essas são as sequelas menos comuns. A mais comum realmente é a dor articular.

Os pacientes apresentaram problemas como linfedema agudo (acúmulo de líquido nas pernas devido ao bloqueio do sistema linfático) e edema no dorso do pé. As alterações linfáticas foram detectadas pelo exame de linfocintigrafia.

Observa-se que o uso do corticoide traz melhoras significativas nas dores crônicas ocasionadas pelo vírus CHICK V, porém o seu uso só está indicado apenas nas fases subaguda ou crônica da doença, com dor moderada a intensa.

A fase aguda ou febril da doença é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa poliartralgia, geralmente acompanhada de dores nas costas, cefaleia e fadiga, com duração média de sete dias.

O uso de corticoide é indicado apenas nas fases subaguda ou crônica, com dor moderada a intensa. A medicação padrão para uso oral é a prednisona.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito.

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.