Pode tomar Amoxicilina para candidíase?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não, a amoxicilina não é eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Para tratar infecções causadas por fungos, são necessários medicamentos antifúngicos específicos.

Normalmente, este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como pneumonia, bronquite, amigdalite, sinusite, além de infecções no trato urinário, genital, na pele e nas mucosas.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias: Streptococcus spp. Enterococcus spp. Haemophilus influenzae.

A amoxicilina é usado no tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, que podem mani- festar-se nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e geni- tal, na pele e nas mucosas.

Alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico para tratar a infecção urinária são: - Amoxicilina: geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 750 mg e os 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento, dependendo da gravidade da infeção a tratar.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

O tratamento da coceira na vulva ou na vagina é feito por um ginecologista, na maioria das vezes. Contudo, em alguns casos, pode ser necessário consultar médicos de outras especialidades. Na Central de Consultas, você agenda o seu atendimento com profissionais de diferentes áreas da medicina.

O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral de fluconazol para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia. A variação do tempo para início do alívio dos sintomas é de 1 hora a 9 dias.

No caso da candidíase de repetição, é importante, além dos tratamentos indicados pelo médico, buscar hábitos mais saudáveis, controlar o estresse, fazer atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

A vaginose bacteriana (VB), ou simplesmente vaginose, e a candidíase podem até dar uma ideia de que são iguais, pois ambas tem origem no desequilíbrio do pH e flora vaginal.

A candidíase desperta nas mulheres coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento, dores para urinar e também nas relações sexuais. Para o tratamento, é feito o uso de remédio antifúngico oral e creme vaginal, por mais ou menos uma semana.

Você pode estar com candidíase se observar:

  1. Coceira vaginal.
  2. Corrimento vaginal incomum como corrimento branco e espesso.
  3. Ardência na região da vulva (a parte externa da vagina)
  4. Leve inchaço dos lábios vaginais (conhecidos também como grandes lábios)

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Este medicamento não pode ser usado por pessoas alérgicas à amoxicilina, a outros antibióticos penicilínicos ou antibióticos similares, chamados cefalosporinas.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

“Em linhas gerais, ela age rapidamente como bactericida, inibindo a síntese da parede celular dos microrganismos.

Risco do medicamento: o uso de amoxicilina é contra-indicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas; doenças gastrintestinais; mononucleose infecciosa; disfunção renal; na presença de gravidez e lactação. O medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.