Pode tomar amoxicilina e omeprazol juntos?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A administração concomitante de Amoxicilina + Claritromicina + Omeprazol com cisaprida, pimozida ou terfenadina é contraindicada.

O omeprazol pode reduzir a ação dos seguintes fármacos:
Mesalazina. Indinavir. Atazanavir. Nelfinavir.

Converse com seu médico antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio caso você esteja usando algum dos seguintes medicamentos: - probenecida, utilizada em associação com outros medicamentos no tratamento de infecções; - alopurinol, para tratamento da gota; - contraceptivos orais, utilizados ...

Como o omeprazol deve ser tomado? As cápsulas devem ser engolidas com goles de água. No caso de pacientes com dificuldade de engolir, as cápsulas podem ser abertas e os microgrânulos intactos misturados em uma pequena quantidade de suco de frutas ou água fria, assim, imediatamente antes da administração oral.

Probióticos e prebióticos
Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

Antibióticos: evite sua administração com leite e seus derivados, pois ocorre a formação de complexos que impedem a absorção desses medicamentos. Além disso, as indicações dos antibióticos variam de um para o outro, em relação a sua ingestão, se deve ser associada, ou não, a refeições.

A administração de pantoprazol juntamente com antibióticos claritromicina, metronidazol e amoxicilina não causou nenhuma reação clinicamente significativa.

A associação com omeprazol diminui a toxicidade gastrintestinal do cetoprofeno. Entretanto, sangramentos, úlceras ou perfurações gastrintestinais, que podem ser fatais, foram reportados com todos os AINEs durante qualquer período do tratamento, com ou sem sintoma ou histórico prévio de eventos gastrintestinais graves.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

“A administração simultânea da amoxicilina e de contraceptivos orais combinados, alopurinol e varfarina pode provocar alterações na absorção e no efeito desses remédios”, informa a farmacêutica.

Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Habitualmente, a prescrição de amoxicilina “pura” pode ser feita nas seguintes doenças: Gastrite por Helicobacter pylori.

O medicamento é indicado para a chamada profilaxia de aspiração ácida, que é quando o paciente corre o risco de aspirar conteúdo gástrico durante anestesia geral, em algum procedimento cirúrgico. Já Omeprazol Sódico é indicado para o tratamento de: Úlcera péptica gástrica, ou duodenal.