Pode tomar amoxicilina é depois tomar leite?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ao usar antibióticos, certifique-se de tomá-los com um copo de água, pois os laticínios, como o leite e os derivados, contêm minerais como cálcio e magnésio, que dificultam sua absorção e reduzem sua eficácia.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

A água é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de antibióticos. Dessa forma, tomar a medicação com, por exemplo, sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, podem comprometer sua eficácia.

A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, como nas pneumonias, a dose pode ser aumentada para 1.000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias. A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

Tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos, segundo uma pesquisa apresentada na terça-feira no encontro nacional da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), na Filadélfia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: alcachofra, banana, feijão, brócolis, lentilha, nozes, ervilha e grãos integrais. O que evitar? Os alimentos que interferem na eficácia dos antibióticos devem ser evitados, como a toranja, que interfere na quebra e absorção do medicamento.

Medicamentos e alimentos podem interagir entre si, interferindo na recepção do organismo ao remédio. O Leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo.

Leite. Por causa do cálcio e, em menor grau, pelo magnésio, o consumo de leite, queijos ou outros derivados não devem ser ingeridos no mesmo momento em que se vai tomar um antibiótico. O problema mais comum é a redução da eficácia.

Entre elas estão antibióticos com tetracilinas e ciprofloxina. "O cálcio do leite pode reduzir a eficácia da substância", ressalta Mariangela Lieto, gerente médica do Hospital Santa Catarina.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde! – alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

A amoxicilina é um antibiótico classificado como um penicilânico e é utilizado no combate às bactérias como a maioria das espécies de Streptococcus, Listeria monocytogenes e Enterococcus.

Não há um horário mais indicado para tomar a amoxicilina, mas é aconselhável que seja administrado com água.

Cada vez que o medicamento for utilizado, deverá ser previamente agitado. Após reconstituição, a suspensão oral deve ser preferentemente mantida sob refrigeração (entre 2 e 8°C), mas também é estável em temperatura ambiente (4).