Pode tomar albendazol quantas vezes ao ano?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

Em áreas com prevalência superior a 50% dessas doenças causadas por helmintos – ou seja, por vermes – é recomendado o tratamento até duas vezes ao ano.

Quais os anti-helmínticos podem ser usados em crianças de 1 a 2 anos de idade? Para crianças entre 12 e 24 meses, o albendazol pode ser utilizado na dose 200mg/dia, após avaliar o risco benefício do seu uso, uma vez que não há estudos garantindo a segurança nesta faixa etária.

É melhor ingerir albendazol na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

Em raros casos, as reações adversas envolvem: Desconforto gastrointestinal. Náusea e vômito. Diarreia.

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

Mesmo que haja a recomendação de tomar remédio para vermes uma vez por ano, isso não justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermífugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alérgicas graves.

Devem ser testados a cada 2-3 meses por exame de fezes e tratados de acordo com os achados ou, caso o exame não seja possível, desparasitados a cada 6 semanas.

Deve ser usado anualmente? A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o tratamento preventivo com anti-helmínticos uma vez ao ano em áreas com prevalência de helmintos maior do que 20%.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tratamento preventivo usando anti-helmínticos (isto é, vermifugação) deve ser feito uma vez por ano em áreas endêmicas com mais de 20% de prevalência de helmintos.

A meia-vida do albendazol no plasma é de 8,5 horas. O sulfóxido de albendazol e os seus metabolitos são eliminados principalmente na bile, com apenas pequena proporção eliminada pela urina.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Não use albendazol comprimido mastigável se:
Você for hipersensível (alérgico) ao albendazol, a medicamentos similares ao albendazol (como mebendazol e tiabendazol) ou a qualquer outro componente da fórmula; Você está grávida, suspeita de gravidez ou planeja engravidar.

Alguns estudos já associaram o desequilíbrio da microbiota a problemas intestinais, obesidade, depressão e até doenças como o câncer. Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica.

Albendazol é indicado para o tratamento de uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas, especificamente infecções causadas por: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp. e Hymenolepis nana.

Crianças acima de 12 anos e adultos 500 a 1000 mg, 2 vezes por dia (a cada 12 horas) Deve-se manter a medicação por, no mínimo, 8 semanas ou até a resolução dos sintomas e negativação dos oocistos.

Já a duração total do tratamento contra vermes intestinais varia de acordo com o tipo de parasita. “Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Este medicamento tem a capacidade de eliminar vermes e parasitas do seu corpo, matando-os.