Pode tomar água enquanto vomita?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros. Beber muito de uma só vez pode causar mais vômito. Líquidos claros que você pode beber são água, chá claros, água de côco e bebidas esportivas.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

Descanse na posição vertical com a cabeça elevada.

  • Não deite em uma posição plana para descansar, pois isso pode fazê-lo começar a vomitar de novo.
  • Fique nessa posição por pelo menos uma hora ou até não sentir mais náusea.

Depois de vomitar, não lhe dê nada (nem água) durante 15 a 30 minutos. Mais tarde dê-lhe a beber pequenos golos de líquido: 1-2 colherzinhas cada 10-15 minutos. Se a criança tiver sede e lhe pedir mais, dê-lhe pequenos golos e humedeça-lhe os lábios com uma gaze molhada ou com um cubo de gelo.

O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

Há riscos de danos também numa situação contrária, isto é, ao se forçar o vômito. O perigo maior, acrescenta Prado, é ocorrer um quadro chamado Síndrome de Mallory-Weiss, que é quando ocorrem lacerações nas paredes gastroesofágicas, acompanhadas de sangramento.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Aliviando os sintomas o quanto antes. Sente-se e tente relaxar ao se sentir com náuseas. A posição deve ser confortável e você precisa fazer o possível para ficar imóvel; não deite, principalmente se comeu há pouco tempo. Respire de maneira lenta e profundamente, imaginando que está em um lugar calmo e tranquilo.

Coma bem antes de deitar para dormir.
Alimentar-se logo antes de deitar na cama pode contribuir para o aumento da sensação de enjoo. Não tenha pressa e espere que a digestão completa dos alimentos ocorra antes de dormir. Comer logo antes de deitar também eleva a chance de azia.

Acalmando o estômago após o consumo. Beba muita água junto às bebidas alcoólicas. Indivíduos suscetíveis aos vômitos podem alternar o consumo de um copo da bebida alcoólica e um copo d'água durante a noite.

O que comer em casos de vômito
Em caso de vômitos, deve-se evitar a ingestão de alimentos ou bebidas, devendo deixar o estômago descansar por uma hora, e, depois, tentar beber pequenas quantidades de água aos poucos.

Se você está em jejum prolongado e vomitando bile, procure ingerir líquidos como água, água de coco e sucos. Tente também comer alimentos leves como frutas e faça repouso. Bebidas como refrigerantes devem ser evitados, pois, podem irritar a parede do estômago.

Prefira a água no início.
A água gelada causa uma boa sensação quando desce pela garganta, sendo quase impossível exagerar na dose de líquidos ao chupar um cubo de gelo.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Mas o vômito não consegue eliminar as calorias, uma vez que o corpo ainda retém boa parte do alimento ingerido, e absorve suas calorias.

Mastigar ou chupar gelo 40 minutos antes das refeições ajuda no controle de náuseas e/ou vômitos induzidos pelo tratamento oncológico. A baixa temperatura amortece os receptores de paladar, o que pode ajudar na deglutição do alimento.

Para curar a virose rápido é importante ficar em casa e repousar, ingerir pelo menos 2 L de água e fazer uma alimentação leve, optando por cozidos e grelhados. Em casos de virose forte, pode ser necessário usar remédios para diminuir os sintomas, como febre, vômitos e diarreia.

Quando colocamos o dedo no fundo da garganta ou mesmo na base da língua estimulamos terminações do nervo vago, que percorre o pescoço, o tórax e o abdome. Esse estímulo chega à área do cérebro responsável pelo vômito, produzindo primeiro a náusea e, em seguida, a expulsão do conteúdo do seu estômago.

Normalmente, antes do vômito, o paciente apresenta uma sensação conhecida como náusea, que nada mais é que uma necessidade de vomitar. A náusea frequentemente é acompanhada de outros sintomas, tais como sudorese, aumento exagerado da produção de saliva e refluxo.