Pode tomar água com açafrão antes de dormir?

Perguntado por: levangelista4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Sim, vale a pena tomar chá de cúrcuma antes de dormir para induzir ao sono. Quem garante isso é uma pesquisa (em inglês) realizada pela Universidade de Murdoch, na Austrália.

Chá de cúrcuma em pó

  1. Coloque uma xícara de chá (237 ml) de água para ferver;
  2. Desligue o fogo e acrescente uma colher de chá de cúrcuma;
  3. Deixe descansar por 5 minutos;
  4. Consuma sem coar.

Apesar dos seus benefícios, não se deve consumir açafrão em excesso, pois pode levar a efeitos secundários, nomeadamente: tonturas, vómitos e náuseas. Se a especiaria for usada com moderação, não haverá problemas.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida. Voilá, está pronto o shot de limão com açafrão. A receitinha tem também outras variações, normalmente com itens como gengibre ou própolis.

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar os filamentos do açafrão na água. Tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar, aguardar amornar e beber 1 xícara do chá de açafrão, 1 vez por dia.

Propriedades anti-inflamatórias 2. Melhora na digestão 3. Ação antioxidante 4. Ajuda no controle do açúcar no sangue Embora a água com açafrão possa oferecer alguns benefícios para a saúde, é importante lembrar que não existe uma cura milagrosa ou uma única solução para todos os problemas de saúde.

A curcumina é o princípio ativo da cúrcuma. 9g de cúrcuma equivalem a 500mg de curcumina, então para atingir uma dose terapêutica de cúrcuma deve-se tomar 1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma ao dia (metade de manhã e metade a noite).

Como usar o açafrão para emagrecer: Para que o corpo absorva bem a especiaria. “A curcumina é mal absorvida durante a digestão. Portanto, preparar os pratos com pimenta-preta junto pode ajudar. Para ter bom efeito, use de meia a uma colher de chá de açafrão e uma pitada da pimenta”, recomenda Paula.

O uso da cúrcuma pode causar efeitos colaterais? Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.

Essa raiz, que pode ser utilizada fresca em rodelas ou seca, em forma de pó, é valorizada por suas ações antioxidante e anti-inflamatória. O coração e a imunidade são especialmente favorecidos com seu consumo.

Os antioxidantes, como vimos, são nutrientes que combatem os radicais livres presentes no corpo e que ocasionam prejuízos que nem doenças, além do envelhecimento precoce. A água de cúrcuma (açafrão) quente e também limão pode aliviar os sintomas da artrite reumatóide.

Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente.

CONSUMO DA CÚRCUMA NO DIA A DIA
Ingerir a cúrcuma com gordura saudável aumenta a absorção da curcumina. Você pode consumir com alimentos como: abacate, castanha e azeite de oliva. Ferva água e adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e depois coe.

De acordo com a pesquisa publicada na revista científica Nutrition Research, em 2010, a presença das substâncias crocina e safranal transformam o açafrão em um importante agente contra a ansiedade.