Pode tomar a injeção menstruada?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Pesquisa recentes mostram qua a mulher pode tomar a primeira injeção em qualquer período do ciclo desde que tenha certeza de não estar grávida.

A primeira aplicação do anticoncepcional deve ser realizada no primeiro dia do ciclo menstrual (podendo acontecer no máximo até o 8º dia). A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias depois, com tolerância de aproximadamente três dias, nos casos dos anticoncepcionais.

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos. PERLUTAN é um anticoncepcional injetável que se aplica por via intramuscular, somente uma vez por mês.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado.

Quanto tempo após tomar a injeção já estou protegida? A proteção anticoncepcional inicia no primeiro ciclo de uso de injeção e a eficácia é elevada quando o uso é correto.

Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação. A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Os contraceptivos injetáveis afetam o ciclo menstrual? Pode ocorrer sangramento normal e de escape entre os períodos.

Esse efeito colateral dos anticoncepcionais pode ser observado em algumas mulheres e, normalmente, a eliminação dos líquidos retidos pode ser facilitada com atividade física regular e sem haver ganho de gordura. A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso.

O uso concomitante de rifampicina, rifabutina, medicamento para infecção fúngica (griseofulvina), para tratamento da AIDS (ritonavir), bosentana (para tratar problemas pulmonares) e a erva de São João (fitoterápico) pode reduzir a eficácia contraceptiva de Perlutan ou provocar sangramentos irregulares durante o ciclo ...

Descrição. Perlutan tem a combinação de duas substâncias que atuam juntamente para impedir a ovulação. Deve ser injetado no músculo sempre por um profissional qualificado e treinado uma vez por mês de acordo com o dia do seu sangramento menstrual e orientação de seu médico.

Anticoncepcional pode causar sangramento escuro
causar corrimento marrom durante a menstruação, ou até mesmo entre as menstruações. Isso acontece à medida que seu corpo se ajusta às alterações hormonais que eles provocam.

Essa recomendação é feita justamente para garantir que a mulher não esteja grávida e que comece seu ciclo com o método contraceptivo para evitar a gravidez a partir desse período.