Pode tomar 3 zolpidem?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10 mg.

“Os efeitos adversos mais frequentes associados ao zolpidem são náusea, dor de cabeça, tontura, sonolência, alucinação e perda de memória de curto prazo [...] Além disso, este medicamento pode causar visão dupla ou outros problemas de visão, ou lesões graves”, explica Rodrigues.

Se for realmente 50mg de zolpidem seria fundamental rever isso, já que essa dosagem está bem acima do que é preconizados nos estudos científicos entre os efeitos colaterais estão:perda de memória, tontura, mal estar, náuseas, dor de cabeça ,dor de estômago, intestino preso.

nos casos de superdose envolvendo o zolpidem em monoterapia ou associado a outros depressores do SNC (sistema nervoso central) (incluindo álcool), foram observados sintomas que variam da perda da consciência ao coma e sintomatologia mais severa, incluindo consequências fatais.

Depende de qual remédio você está tomando, há quanto tempo, da dose dele e de sua sensibilidade pessoal. Se você não vinha sentindo mais o efeito do zolpidem, por exemplo, e tiver tomado medicação com o mesmo mecanismo de ação e mais potente, é possível que não venha a sentir efeito do zolpidem, novamente.

O zolpidem vendido em comprimidos tem ação rápida: funciona em aproximadamente 30 minutos. A versão sublingual tem resultado ainda mais acelerado, já que age em cerca de 15 minutos. O efeito do medicamento é de até quatro horas.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sandra Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

O que pode ocorrer é sedação excessiva, amnésia, alterações de comportamento (a pessoa pode ficar como se estivesse bêbada), dentre outros.

Um dos efeitos colaterais mais bizarros que um paciente pode ter após a ingestão do zolpidem são as famosas alucinações, que podem durar entre uma e sete horas. Porém, esse efeito é mais frequente em indivíduos que também estão tomando medicações como inibidor seletivo de recaptação de serotonina e antidepressivos.

Como o zolpidem atua de forma mais seletiva, age apenas como indutor do sono, e o clonazepam que tem uma ação mais ampla, age como indutor o sono, ansiolítico, antiepileptico e relaxante muscular.

Importante observar que o medicamento pode ter ação por até 8 horas, de modo que, caso você venha fazer uso do medicamento, deve evitar atividades que exijam atenção, habilidades manuais e intelectuais durante este período, pois elas poderão estar prejudicadas.

Estudos têm mostrado que o Zolpidem (Stilnox), mesmo em uso prolongado não apresenta efeito rebote , ao contrário dos benzodiazepínicos (rivotril, rohypnol, frontal, etc).

Se fizer uso de Zolpidem, medicamento eficaz e comumente utilizado para o tratamento insonia, e houver demora para deitar na cama e iniciar o sono, ou simplesmente tentar resistir ao efeito de indução de sono do medicamento, isso poderá provocar alucinações visuais e auditivas.

O consumo prolongado dele pode causar tolerância, dependência e surtos de alucinações ou sonambulismo, alertam médicos. Nas primeiras horas da madrugada, o nome de um medicamento costuma virar assunto frequente nas redes sociais. "Ideia de encontro: tomar zolpidem juntos para ver quem alucina mais e apaga primeiro".

Segundo a bula, o comprimido de 10 mg de zolpidem deve ser tomado já na cama, ou imediatamente antes de deitar. Só se deve tomar uma dose por dia e o uso do remédio não deve ultrapassar quatro semanas.

O zolpidem tem início de ação dentro de 30 minutos após a ingestão do comprimido, encurtando o tempo de indução ao sono (tempo em que você demora para dormir), reduzindo o número de despertares noturnos e aumentando a duração total do sono, melhorando sua qualidade.