Pode tomar 3 comprimidos de ivermectina de uma vez só?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

De 90 kg a 119 kg: 4 comprimidos. De 120 a 150 kg: 5 comprimidos. NÃO PODEM CONSUMIR ESTE MEDICAMENTO: Crianças abaixo de 5 anos ou abaixo de 15 kg.

Devemos ficar atentos, ainda, à forma como tomamos os medicamentos. Quando vários comprimidos são ingeridos juntos, por exemplo, eles podem interagir entre si e levar a uma mudança no efeito esperado, caracterizando as interações medicamentosas.

Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Ivermectina, dose única, VO, obedecendo a escala de peso corporal (15 a 24 kg - 1/2 comprimido; 25 a 35 kg - 1 comprimido; 36 a 50 kg - 1 1/2 comprimidos; 51 a 65 kg – 2 comprimidos; 65 a 79 kg - 2 1/2 comprimidos; 80 kg ou mais, 3 comprimidos ou 200 mg/kg), a dose pode ser repetida após uma semana.

Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando suas mortes e eliminando-os do seu corpo. Este medicamento é rapidamente absorvido por via oral, atingindo uma concentração máxima no sangue em 4 horas, sendo eliminado em até 18 horas.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Interações medicamentosas
A ivermectina deve ser administrada com cautela em pacientes em uso de medicamentos que deprimem o Sistema Nervoso Central, como medicamentos para o tratamento de insônia, ansiedade, alguns analgésicos ou mesmo bebidas alcoólicas.

A dosagem é indicada conforme o peso da pessoa e deve ser tomada em três etapas, uma a cada 15 dias, para manter o nível plasmático do medicamento no organismo durante os próximos meses da pandemia.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

Como se usa. doses em termos de Ivermectina. com o estômago vazio; 1 hora antes da primeira refeição. oncocercose: dose única de 150 mcg por kg de peso; como o produto não mata os parasitas adultos, pode ser necessário repetir a intervalos de 3 a 12 meses (para matar as novas partidas de larvas).

Em se tratando da automedicação, a intoxicação pode começar com uma pequena confusão mental até deixar a pessoa mais lenta, reduzir ou aumentar a pupila, provocar mal-estar, náuseas ou vômito e elevar ou abaixar a pressão, por exemplo.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Isso equivale a 3 vezes ao dia, sugira os horários 7h da manhã, 15h da tarde e 23h da noite, pois nesse horário não é preciso acordar de madrugada, mas sempre pergunte ao seu paciente sobre a rotina dele e adapte se for necessário.

Ele atua no sistema nervoso central dos vermes e parasitas, provocando paralisia, e costuma ser usado em dose única.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.