Pode tomar 2 comprimidos de omeprazol de uma vez?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Quantas vezes por dia posso tomar omeprazol? A posologia geralmente indicada na bula é de que adultos tomem a dose oral de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da manhã. Porém, o ideal é sempre ter o acompanhamento médico para o uso contínuo do omeprazol.

Para indivíduos portadores de úlcera gástrica ou duodenal, sem sangramento ativo, a dose deve ser de 40 mg, uma vez ao dia. Em caso de sangramento ativo, a dose diária deve ser de 40 mg a cada 12 horas.

doses superiores a 80 mg por dia devem ser divididas em 2 tomadas. engolir inteiro; não mastigar ou abrir as cápsulas. procurar tomar sempre à mesma hora do dia. úlcera duodenal: 20 mg, 1 vez por dia, antes do café da manhã; tomar o produto durante 2 semanas, podendo continuar por mais 2 semanas se houver necessidade.

Os primeiros efeitos do omeprazol começam com cerca de 1 hora, mas a sua ação plena de inibição das células parietais e o aumento do pH estomacal só atingem o seu ponto máximo após 4 dias.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

Omeprazol deve ser tomado de manhã e em jejum.

Como tratar da dor de estômago?

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

Descobriam, por exemplo, que um comprimido de 20 miligramas de omeprazol (uma dosagem comum disponível no mercado) tem efeitos equivalentes a um comprimido de 40 miligramas de pantoprazol – novamente, uma dosagem comumente receitada.

Adultos: Doses únicas orais de até 160mg e doses totais de até 360mg/dia. Doses únicas intravenosas de até 80mg e 270mg/dia. Crianças: Até 40mg/dia. Insuficiência renal: Não é necessário ajuste de dose.

Ele inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor e da febre, mas também inibe a enzima ciclooxigenase, que tem a função de proteger a mucosa do estômago. Por isso, o medicamento não é indicado para pessoas que sofrem de problemas gástricos, como refluxo, gastrite e úlcera.

Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.

A dose diária de 40 mg de pantoprazol não deve ser excedida. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

O ideal é que seja tomado 15 minutos antes da refeição, explica o cirurgião do sistema digestivo Fábio Atuí. Se você esqueceu, também pode tomar junto com a refeição, mas o ideal é sempre antes.