Pode tomar 2 comprimidos de fluoxetina por dia?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

A dose máxima recomendada é 80 mg por dia. Na maioria dos casos, o paciente consegue controle dos seus sintomas com doses entre 20 e 40 mg por dia.

O remédio deve ser ingerido por via oral, com água, sempre no mesmo horário do dia, orientado pelo médico. Dê preferência para tomar pela manhã ou no período da tarde, a fim de evitar insônia. Caso você esqueça de ingerir o medicamento, tome-o assim que lembrar.

Como se usa
doses em termos de Fluoxetina. pode ser tomado com alimento para diminuir irritação no estômago. depressão; obsessão: 20 mg, em dose única pela manhã; ajustar a dose de acordo com a resposta clínica a cada 4 a 8 semanas. Doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas (pela manhã e ao meio-dia).

Posologia – como tomar
A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação. O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.

Recomenda-se uma dose de 20mg ou 60mg, administradas por dia. Essa dosagem pode variar dependendo da orientação do médico ou do tipo de tratamento.

Sintomas 1 de superdose incluem náusea 2, vômito 3, convulsões e sinais 4 de excitação do SNC 5. Relatos de morte por superdose somente com o Cloridrato de Fluoxetina têm sido extremamente raros.

O efeito da fluoxetina atinge seu auge depois de 6 a 8 horas da administração. O medicamento também leva um tempo para ser completamente eliminado do organismo: sua meia-vida é de 4 a 6 dias, enquanto seu metabólito ativo (o produto do metabolismo da substância) tem um período de eliminação que vai de 4 a 16 dias.

Qual a função da fluoxetina?

  • depressão;
  • ansiedade;
  • bulimia;
  • transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • síndrome do pânico;
  • transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM);
  • disforia.

Conclusão. A fluoxetina é uma opção eficaz no tratamento de condições como depressão e ansiedade. Ela age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

Uso de outros antidepressivos (como os IMAO - inibidores da monoamina oxidase) Uso de linezolida (antibiótico de amplo espectro) Uso de antipsicóticos (como a olanzapina) Uso de tamoxifeno (usado no tratamento do câncer de mama)

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Cloridrato de fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro, resultando em melhora dos sintomas da depressão, da bulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual.

A perda máxima de peso com fluoxetina é atingida por volta de seis a nove meses, e o uso prolongado da medicação pode estar associado a reganho de peso.

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia, náusea (vontade de vomitar), fadiga (cansaço) [incluindo astenia (perda ou diminuição da força muscular)], dor de cabeça e insônia (incluindo despertar cedo, insônia inicial, insônia de manutenção do sono), síndrome gripal ...

Antidepressivos

  • escitalopram.
  • fluoxetina.
  • sertralina.
  • imipramina.
  • paroxetina.
  • venlafaxina.
  • Ansiolíticos.

Como usar o Cloridrato de Fluoxetina? Cloridrato de Fluoxetina deve ser administrado por via oral e pode ser tomado independente das refeições. Caso o paciente deixe de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que possível. Não tomar mais que a quantidade de Cloridrato de Fluoxetina recomendada para período de 24 horas.