Pode tocar na placa-mãe?

Perguntado por: ivarela2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Deve ser manuseado com muito cuidado. Além dos cuidados com a eletricidade estática (não tocar na sua placa de circuito), devemos apoiá-lo sempre sobre superfícies macias.

Cara não tem problema nenhum desde que o processador não esteja conectado em algo que tenha energia(tipo na placa mãe com o cabo da fonte conectado, nela)pode ficar tranquilo!!!

Cinco dicas para evitar problemas na placa-mãe

  1. Tenha uma fonte de qualidade.
  2. Mantenha o arrefecimento limpo.
  3. Atenção na hora de fazer upgrades.
  4. Cuidado no manuseio.
  5. Fique atento a problemas.

Curto-circuito da placa-mãe
A causa do curto-circuito são fios desencapados, soltos ou ainda contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça. Sobretudo, nem pense em abrir o aparelho se não tem conhecimento específico para isso.

Vida útil de placa-mãe: 8 a 10 anos. Vida útil de processadores AMD: 14 a 20 anos. Vida útil de processadores Intel: 14 a 20 anos.

A placa-mãe, também conhecida como mainboard, é a peça responsável por conectar todas as outras partes do computador, como a memória RAM, o processador, as placas de vídeo e áudio, discos rígidos, entre outros.

Além de permitir o tráfego de informação, a placa-mãe serve também para alimentar alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.

Segure a tecla Windows e pressione R para abrir novamente o menu executar. Digite "dxdiag" sem aspas e pressione Enter para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Passo 2. A marca da fabricante e o modelo de sua placa aparecerão como "Fabricante do sistema" e "Modelo do sistema".

Para proteger o módulo da memória, evite tocar os pinos dourados ou componentes (chips). É melhor manter o módulo nas bordas superiores ou laterais.

Ao tocarmos nas “perninhas” do chip, estaremos provocando uma descarga eletrostática que poderá danificá-lo. Segure os processadores sempre pelas suas laterais, sem tocar nos seus pinos metálicos.

Uma fonte estragada normalmente é origem de falhas de inicialização ou travamentos, erros de memória, corrupção do sistema de arquivos do HD ou problemas de energia na porta USB.

Ao contrário do que dizem em algumas fontes da internet, não indicamos secar o celular com secador. Isso porque o vento pode levar a umidade a atingir a placa mãe e gerar ainda mais dano aos componentes elétricos.

O primeiro passo para evitar um curto circuito é ter uma fiação corretamente dimensionada e instalada por um profissional habilitado para este fim. Usar aparelhos que ajudem a evitar curtos circuitos, como os que realizam aterramento, também é importante para evitar um possível acidente na rede elétrica.

Não, não dá para usar água na placa-mãe
A placa que suporta a maioria dos componentes do computador é composta de silício e vários metais, como ouro, alumínio e ferro. Por estes serem condutores de eletricidade, as chances da água carregada de sais causar um curto-circuito na placa-mãe são grandes.

Como saber se a placa-mãe queimou? Ela é uma das partes mais importantes de um computador e, sem ela funcionar corretamente, a máquina sequer liga. Um problema bastante comum é o “no bootable device” quando não encontra-se um disco rígido ou até mesmo o “no fan”, quando o cooler do processador não está funcionando.