Pode tirar tártaro com a unha?

Perguntado por: zagostinho . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

Djalma explica que o jato de bicarbonato de sódio é feito em consultório durante esse tratamento odontológico. “É um coadjuvante na eliminação de tártaro e placa bacteriana”, completa.

Como remover o tártaro? O tártaro depois de instalado só poderá ser removido por um dentista através da raspagem periodontal. A raspagem é feita por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos, dependendo da quantidade do tártaro pode ser feita em uma ou mais sessões.

Neste caso, é fundamental procurar o dentista para realizar o processo de raspagem, que consiste na remoção da placa acumulada e do tártaro, por meio de instrumentos odontológicos especializados. Em alguns casos, será também necessário remover a placa das gengivas, através de um tratamento de periodontia.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.

Após formado, o tártaro não pode ser eliminado pela escovação e outras ferramentas utilizadas comumente. Elas servem apenas para a prevenção do problema, que deve ser tratado por um dentista de confiança após o aparecimento. Ou seja, o tártaro só pode ser removido em um consultório odontológico.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.

Quanto custa em média uma limpeza de tártaro? A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

De forma geral, a média de preço fica em torno de R$200,00, mas pode variar um pouco para baixo ou para cima. Entretanto, é preciso ficar atento a valores muito baixos, o que pode significar procedimentos não seguros.

Após calcificado, o tártaro só pode ser retirado pelo profissional, através da técnica de raspagem. Essa conduta acontece nos quadros em estágio inicial. Para aqueles pacientes que já estão com um comprometimento maior, como os casos de periodontite, são encaminhados para outros tratamentos.

Outra pasta de dente específica para diminuição do acúmulo de tártaro é a Periogard, da Colgate. Esta pasta não tem clorexidina, como o enxaguatório de mesmo nome e marca. Mas esse é eficaz na redução da velocidade com que o tártaro se forma na boca.

Prevenção do tártaro
É fundamental escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e um creme dental rico em flúor. Também é muito importante escovar a língua porque ela acumula resíduos e prolifera bactérias. Outra medida essencial é usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Propensão ao tártaro
Algumas pessoas, mesmo tendo hábitos de higiene oral adequados, sentem-se mais propensas à formação do tártaro. Essa situação pode ter uma explicação genética, já que em algumas famílias é possível encontrar um fator genético associado à formação das placas bacterianas.

A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.