Pode tirar o ponto sozinho?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Se o ponto não é de material reabsorvível (é absorvido sozinho por seu organismo) , deve ser retirado depois de alguns dias. Pontos na pele normalmente precisam ser retirados.

1) Local da incisão: se a incisão fica na topografia de uma articulação, por exemplo, é prudente esperar mais alguns dias antes de retirar os pontos, porque uma eventual retirada precoce poderia predispor a abertura indesejada do local suturado, o que aumenta o risco de infecção do spitio cirurgico.

Os pontos caem sozinho? Existem fio absorvíveis que podem " cair sozinhos" , mas na grande maioria das vezes é utilizado fio não absorvível que deve ser retirado no pós-operatório. Um exemplo de fio não absorvível utilizado e o nylon.

Os pontos cirúrgicos geralmente podem ser tirados após 7 a 14 dias do procedimento cirúrgico. No entanto, há casos em que é preciso esperar até 21 dias para poder remover os pontos. Os pontos cirúrgicos absorvíveis não precisam ser removidos pois o próprio tecido do corpo absorve o ponto.

quanto tempo demora mais ou menos para os pontos saírem? Dependendo do tipo de fio usado, pode ser sete dias, se por usado mononylon, (fio inabsorvível), ou pode cair sozinho, se for usado catigut (fio absorvível).

Você pode aproveitar a hora do banho e lavar a sua ferida. Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

Diante do exposto, entendemos que, a retirada de pontos pode ser realizada pelo Técnico e Auxiliar de Enfermagem, mediante prescrição ou solicitação verbal do médico, desde que o Enfermeiro realize a avaliação prévia garantindo assistência segura e livre de riscos ao paciente.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Podem ser retirados entre 7 e 14 dias de pós operatório. Mas é recomendável consultar o médico que a operou ou o hospital onde foi operada!

Após a retirada dos pontos, você deverá manter o repouso físico e sexual estipulado pelo seu médico. Com relação aos cuidados com a cicatriz da cirurgia, você não precisa passar nenhuma medicação, com exceção aquelas prescritas pelo seu médico. Lave com água e sabonete no banho pelo menos 2 vezes por dia.

É normal que o local ainda fique um pouco aberto, o tempo para fechar depende de organismo para organismo. Mas o ideal é você ir em um dentista para que ele possa avaliar o seu caso, e observar como está o seu processo de cicatrização.

Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Ou seja, qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos que, uma vez abertos, não podem ser fechados novamente pelo cirurgião.

Os pontos não garantem 100% que bactérias não atingirão o local ferido. Mesmo com eles, microrganismos podem entrar na região caso não esteja limpa e bem cuidada. Até mesmo durante a cirurgia, se os instrumentos médicos não estiverem devidamente higienizados, pode ocorrer a infecção ou a inflamação da lesão.

Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados. A pele funciona como uma barreira contra micróbios.