Pode tirar o siso com cárie?

Perguntado por: ofogaca6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A retirada do siso só vai acontecer se houver cárie profunda, dor de dente, dificuldades na mordida, inflamação na gengiva, desalinhamento ou algum outro desconforto.

Quando os dentes do siso não comprometem a arcada dentária, nem causam dor ou desconforto ao paciente, pode não ser necessária a extração.

Cáries profundas ou infecções podem comprometer ossos, dentes e ligamentos. Se elas não forem tratadas com agilidade e da maneira correta, podem abrir espaço para contaminações e necrose do nervo. Nessas situações, a extração do dente é necessária.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

Mas calma, antes da extração, é preciso haver um preparo! O paciente deve tirar todas as suas dúvidas. Além disso, o ideal é fazer uma boa higiene oral, não fumar ou beber nas 12 horas que antecedem a cirurgia, usar roupas confortáveis no dia da cirurgia e ir acompanhado.

A resposta dessa pergunta é não. Basicamente, nenhum elemento pode ser extraído quando está inflamado. Portanto, o primeiro passo é tratar a infecção. Geralmente, isso acontece com o uso de medicamentos orais.

Quando o dente já está em uma fase mais avançada de cárie, é preciso remover a parte infectada, fazendo a restauração após isso. Quando a lesão é muito extensa, o tratamento de canal é o mais indicado. A restauração atua quando a cárie não atingiu a raiz do dente, enquanto no canal, ocorre a extração da polpa do dente.

Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor. Assim, o dentista avalia as melhores condições de tratamento e entra com a medicação adequada para reduzir o quadro inflamatório a fim de conduzir a cirurgia da melhor maneira.

É recomendado não comer e beber nas horas que antecedem a cirurgia, mas, se não for possível, opte por uma refeição leve e ligeira.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Muitos pacientes têm essa dúvida e acabam adiando a ida ao dentista com receio de ter sua fisionomia alterada. A verdade é que a cirurgia é feita com muita responsabilidade e não gera danos estéticos ou funcionais. Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

Cárie radicular não tratada pode levar a perda do dente
Com o avanço da doença, será necessário adotar o tratamento restaurador”. De acordo com a dentista, quando a cárie está muito avançada e atinge a polpa radicular, o mais viável é realizar o tratamento endodôntico, popularmente conhecido como canal.

“Se essa lesão persistir, ela pode ultrapassar a camada do esmalte, chegando na dentina - que é a responsável pelas transmissões dolorosas. Quando não tratada neste estágio, a cárie atingirá a polpa dentária, gerando dor aguda e a necessidade de tratamento de canal”.

Extração de siso quantos dias de atestado
Normalmente em um dia após a extração dos sisos a pessoa já está apta a retornar ao trabalho.

Se os dentes ainda estão inclusos, é provável que seja mais complicado, então é melhor retirar 2 de cada vez.

Para evitar inconvenientes e desconfortos com os sisos, muitas pessoas optam pela remoção antes mesmo que eles apresentem algum problema. Embora a operação gere certo temor, na maioria dos casos, o procedimento é considerado simples e tranquilo pelos dentistas.

Mas, como é uma cirurgia, há riscos envolvidos no processo, como sangramentos, lesões nos nervos dos dentes e infecções no local – como ocorreu com os pacientes que morreram em Leme e Fortaleza. — Toda cirurgia tem risco, uma vez que você abre e expõe o meio interno com o meio externo.

Saiba mais sobre os benefícios da extração do siso
“Como os sisos são dentes que nem sempre estão oclusos, a extração deles pode evitar a má oclusão, inflamação e cistos, dor e perda de função”, alerta a profissional.

O coagulograma é um exame que analisa as alterações da coagulação presente no sangue dos indivíduos. O objetivo desse exame, antes da cirurgia do siso, é avaliar os possíveis riscos de sangramento que podem ocorrer durante o procedimento.

O valor da extração pode ser entre 500 a 600 reais por dente. Claro que ajustes podem ser feitos durante sua consulta com o profissional.