Pode tirar o microondas da tomada economiza energia?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Todavia, retirar os aparelhos da tomada é verdade e não apenas um mito. Esse ato de desligar os eletrodomésticos da tomada pode ser responsável por economizar uma boa quantia no final do mês.

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

Descubra quais aparelhos desligar à noite para economizar MUITA...

  • Ar-condicionado. Vamos então começar falando de um dos grandes vilões da conta de luz? ...
  • Aquecedor de água elétrico. Assim como o ar-condicionado, este aparelho pode até ter uma utilidade muito específica, mas só durante o frio. ...
  • Máquina de lavar louça.

Rio - Desligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas durante as férias resulta em economia de até 12% na conta de luz. Isto porque mesmo no modo stand by (espera) o produto continua consumindo energia, de acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

a danificar a placa ou queimar o fusível Então se tem estabilidade aí de energia na sua região na sua residência onde você mora no seu trabalho aí compensa deixar ele desligado porque se ele ficar ligado assim pode vir a ocasionar alguma queima de algum componente do seu microondas.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostrou em dados de pesquisas que o consumo de energia de um micro-ondas varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora quando o aparelho está funcionando. Já em stand by, em um mês o consumo pode chegar em 13,7 kWh.

Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas, janelas e portas abertas; Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente; Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente, apague as lâmpadas dos ambientes desocupados; Troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Segundo Marco, o segredo para economizar é sempre priorizar o preparo que vai durar menos tempo. Afinal, quanto maior o período de funcionamento, mais luz você vai gastar. “O microondas é um aparelho que muita gente acha que gasta bastante energia, mas na verdade é um dos mais eficientes na cozinha.

Microondas
Um forno micro-ondas possui em média 1200 Watts de potência, o que significa que um aparelho utilizado por 20 minutos durante 30 dias, consome durante o mês 12 kW de energia.

O forno elétrico tem um consumo isolado de aproximadamente 0.67kWh. Já no caso de aparelhos sem isolamento o gasto energético sobre para 0.91kWh; Já o micro-ondas pode gastar, em média, 1,50 kWh. Assim, no final do mês, o consumo total desse tipo de aparelho pode chegar a 14 kWh por mês.

É ruim desligar o micro-ondas? Desconectar o micro-ondas não vai danificar o aparelho, pelo contrário, desligá-lo nos momentos certos pode ser uma coisa boa.

Essa é uma dúvida de muitas pessoas e a resposta é simples: desligar a geladeira à noite não ajuda a economizar energia. Na verdade, o resultado será o contrário porque religar uma geladeira que ficou desligada gastará mais eletricidade.

1 – A geladeira precisa ficar ligada na tomada
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.

5 dicas para fazer a conta de luz vir mais barata

  1. Opte por eletrodomésticos eficientes. ...
  2. Mude alguns hábitos rotineiros. ...
  3. Mantenha os filtros do ar-condicionado higienizados. ...
  4. Assine energia solar. ...
  5. Veja se é possível usar a Tarifa Social de Energia Elétrica.