Pode tirar o celular da tomada antes de carregar 100?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Isso pode ser prejudicial ao longo prazo pelo aquecimento que a bateria sofre, principalmente em aparelhos com carga rápida. Muita informação, né? Para resumir, olha só: é totalmente seguro tirar o celular da tomada antes dos 100%, mas se deixarem, lembrem-se de tirar na hora certa, tá?

É mito que deixar o celular carregando durante a noite prejudica a bateria. Com a tecnologia dos celulares cada vez mais moderna, o carregamento é interrompido quando a bateria atinge 100% sem causar danos ao aparelho. Em temperaturas altas, é comum o celular superaquecer, causando danos a bateria.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

A bateria viciada pode ser resultado de um mau uso dos aparelhos eletrônicos. Não. Não existe problemas em usar os aparelhos quando eles estão conectados nas fontes, desde que o carregador seja original ou, pelo menos, tenha o limite máximo de corrente suportável aos computadores portáteis, tablets e smartphones.

Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Aqui, a resposta é sim. Mas, não custa um lembrete de Monte: “o recomendado ao carregar é esperar atingir os 100% de carga para evitar danos e contagem de ciclos desnecessariamente”.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Alguns fabricantes de celular aconselham a retirada do aparelho da energia, quando o nível de bateria atinge os 80%. Esse nível seria considerado o ideal. Assim, você não precisa realizar uma carga completa no aparelho.

Use sempre um carregador original ou certificado pelo fabricante do telefone. Descarregar completamente a bateria do telefone pode afetar a vida útil da bateria e reduzir sua capacidade de retenção de carga. Tente manter a carga da bateria acima de 20% e evite deixar a bateria descarregar completamente.

Ao ativar a opção, o celular para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada. Este “limite” irá prolongar o tempo de vida útil da bateria visando sua longevidade.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Fabricantes como a Samsung, por exemplo, advertem que, como as baterias de íons de lítio não viciam, não existe necessariamente um impeditivo em carregar o aparelho antes de 0% ou desconectar o carregador antes de 100% de recarga.

5 dicas para prolongar a vida útil do seu celular

  1. Redobre os cuidados com a bateria. ...
  2. Leia também: Como descartar corretamente diferentes tipos de materiais.
  3. Use capinha e película protetora. ...
  4. Cuidados com o ambiente e temperaturas extremas. ...
  5. Mantenha o sistema operacional atualizado. ...
  6. Segurança em geral.

1- As baterias atuais não viciam
Inclusive, você não precisa dar uma carga de 8 ou 12 horas ao tirar o celular novo da caixa. Mas é bom frisar: uma bateria não está viciada porque não tem o mesmo desempenho de quando era nova, demora mais para carregar ou descarrega mais rápido.

Dicas para prolongar a vida útil da bateria

  1. Gerenciamento automático da condição da bateria. ...
  2. Evite temperaturas extremas. ...
  3. Remova alguns tipos de capa antes de recarregar. ...
  4. Se guardar o dispositivo por muito tempo, deixe a carga pela metade.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

É recomendável que a primeira carga seja feita de forma completa e para isso aconselha-se deixar o aparelho carregando por volta de 1 à 2 horas desligado.

Não é normal que o aparelho deixe de ser útil por causa de defeitos advindos de mau uso. Por isso, medidas de segurança internas e cuidados com a estrutura física podem prolongar o tempo de vida útil de um celular. Desse modo, os smartphones podem chegar a durar entre 3 e 6 anos.

Em geral, usar o celular enquanto carrega não afeta significativamente a vida útil da bateria do celular. No entanto, algumas coisas podem afetar a vida útil da bateria, incluindo: Temperatura: usar o celular em ambientes muito quentes ou frios pode afetar a vida útil da bateria.