Pode tirar o casulo do lugar?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Enquanto os casulos subterrâneos não precisam de cuidados, talvez seja necessário mover uma pupa estiver em um lugar inapropriado. Se você acha que a pupa ou casulo esteja localizado em um local muito apertado para permitir que a borboleta distenda e gire as asas, pode ser melhor movê-lo.

Limpe o recipiente e o mantenha úmido.
Assim que o casulo estiver formado, você deve limpar o recipiente da lagarta, removendo qualquer alimento velho ou lixo. Mesmo a pupa ainda estando viva, ela não precisa de qualquer comida ou água. Deixe qualquer galho no recipiente quando você estiver limpando.

Após aproximadamente 10 a 14 dias como uma crisálida, a borboleta está pronta para emergir. Quando a borboleta emerge da sua crisálida, suas asas são pequenas e molhadas, e a borboleta ainda não pode voar.

A larva fica em estado de total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta está pronta, rompe o casulo e liberta as asas. A principal atividade na fase adulta, que dura de uma semana a alguns meses, é a reprodução.

"Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro para fora."

No interior do casulo o corpo da lagarta transforma-se, formando a pupa ou crisálida, continua o processo de transformação até à formação do indivíduo adulto, a mariposa.

3 – Por que a borboleta tinha que se esforçar para sair do casulo? A borboleta tinha que se esforçar porque só assim os fluidos iriam para as asas e ela poderia voar. Como isto não aconteceu, ela passou os dias rastejando.

Borboletas possuem uma vida intensa, mas não muito longa. Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito. Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente!

Em um aquário, pote de vidro ou garrafa pet cortada, coloque o solo no fundo, e acrescente as folhas e os galhos. Depois, adicione a lagarta, e tampe o recipiente com filó ou material semelhante. É importante frisar que o animal deve permanecer em ambiente livre de sol, chuvas e também do ar-condicionado.

Um dia após o término da construção do casulo, a lagarta se transforma em pupa (Figura 2).

Borboletas. A borboleta passa por vários estágios durante o seu ciclo de vida. Ao começar a metamorfose, a lagarta cria um casulo, ou crisalida, onde vai permanecer hibernando por dias ou meses, variando de acordo com o tipo de borboleta.

Ver uma borboleta na casa ou na natureza pode ser um sinal de transformação, uma vez que essa pequena criatura é um dos seres que melhor representa o ato de se renovar. Por essa razão, o privilégio de observar uma borboleta é a oportunidade de refletir sobre a mensagem espiritual acerca da transformação.

Metamorfose significa mudança, é a transformação de um ser em outro. De uma forma em outra. No sentido figurado metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa. É a transmutação física ou moral.

A borboleta quando está saindo do casulo ela passa por um momento doloroso o qual faz sangrar para sair sua asas, se alguém tentar ajuda-la a sair acabará com o processo que ela tem que passar para poder obter suas asas, com a ajuda de alguém ela jamais poderá voar. É preciso passar por momento de dor para alçar voo.

Como ocorre a metamorfose da borboleta
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.

Período de tempo
Alguns dias antes da borboleta adulta sair do casulo,ele se torna translúcido e tanto a cor da borboleta como as asas se tornam visíveis. O casulo se rompe e uma nova borboleta nasce.

Representa também o recomeço, a beleza, a felicidade, a efemeridade da natureza, proteção, e boas energias. Isso porque, ao pensar em seu ciclo de vida, ela sofre uma grande transformação: de um ovo, nascendo como uma lagarta, se torna um casulo e por fim ressurge como uma linda borboleta.

Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa. Após 13 dias, em média, a mariposa emerge do casulo, através de um orifício produzido na sua estrutura.

Tudo começa quando a borboleta fêmea coloca os seus ovos nas folhas das plantas. Estas folhas são muito importantes, pois servem de alimento para a borboleta quando nascer. Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir e dar origem ao estágio seguinte: larva.