Pode tirar microondas da tomada economiza energia?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Aparelhos microondas sem grill são mais econômicos. Ao colocar o alimento em um prato para aquecê-lo, deixe espaços entre os pedaços para que o aquecimento se dê uniformemente, nunca colocando uns sobre os outros. Procure descongelar os alimentos naturalmente, em temperatura ambiente, sem a utilização do aparelho.

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

O melhor horário para economizar energia é evitar o consumo durante o horário de ponta ou pico que, geralmente, vai de 18h a 21h. Essa faixa pode variar de estado para estado e até de cidade, de acordo com as definições da distribuidora responsável pela região.

Então, se você retirar o “pino terra” poderá deixar seu equipamento exposto a problemas da rede de energia, isto é, correndo risco de queimar em casos de queda de energia elétrica. Isso vale para todos os aparelhos e equipamentos eletrodomésticos que já vêm com o pino terra por conta do padrão.

Desconectar o micro-ondas não vai danificar o aparelho, pelo contrário, desligá-lo nos momentos certos pode ser uma coisa boa. Quando você está fora de casa por um longo período de tempo, como um feriado ou férias, desconectá-lo pode muito bem ser a jogada inteligente.

O que quase ninguém percebe é que eles gastam energia mesmo quando nenhum dispositivo está conectado a eles. O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele.

Em média, o micro-ondas gasta 14 Kw/h por mês.
Mas esse número pode ser diferente, dependendo do modelo do aparelho.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

1 – A geladeira precisa ficar ligada na tomada
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.

Micro-ondas
no stand by, em um mês esse gasto é de 13,7 kWh. Por isso, o ideal é desligar o aparelho após o uso - principalmente quando você vai fazer uma viagem ou ficar fora de casa por muito tempo. O mesmo serve para aparelhos pequenos de cozinha, como a cafeteira, que também deve ficar fora da tomada.

Aparelhos desligados, mas mantidos na tomada podem consumir entre 1 a 50 watts por hora.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Preste atenção ao tipo da TV
Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.