Pode tirar leite empedrado com a bombinha?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Usar uma bomba tira-leite pode evitar o engurgitamento (que é o acúmulo de leite nas mamas, conhecido também como “leite empedrado”), amaciando um pouco a região para facilitar a pega do bebê antes da mamada. Já para algumas mães, o uso da bomba é importante para estimular a produção de leite.

Se você tem uma bomba elétrica mais velha (especialmente mais de um ano), ou se você está bombeando mais frequentemente do que a bomba foi projetada para fazer, o motor pode estar desgastado. Muitas vezes uma diminuição na extração de leite é porque as peças da bomba necessitam ser substituídas.

É importante retirar leite dos seus seios nas alturas em que o seu bebé mamaria, pois isto significa que os seios recebem a mensagem para produzir leite. No início, tente extrair oito a dez vezes a cada 24 horas3 e mantenha esta frequência quando o seu leite descer.

Faça Compressas
Outra dica é tomar banho de morno para o frio, evitando sempre a água quente. Vale ressaltar que a água quente estimula a circulação do sangue, aumentando a produção do leite materno. Isso resulta no leite empedrado, uma vez que o bebê não consegue consumir tudo que foi produzido.

Algumas vezes por meio da massagem é possível extrair “o tampão”, um pequeno cilindro esbranquiçado composto principalmente por gorduras saturadas. Além disso, pode realizar ordenha manual para tirar o excesso de leite. É importante não usar bomba elétrica e fazer só uma ordenha de alívio para amolecer a mama.

Como tirar leite com bombinha

  1. Colocar o funil da bombinha sobre a mama de modo a que o mamilo fique adequadamente centrado;
  2. Segurar o funil contra a mama com a ajuda do polegar e do indicador, suportando a mama com a palma da mão;
  3. Iniciar o processo de extração de acordo com as instruções da bomba.

Eles precisam ser paparicado com um pouco mais de leite. Nesse caso, você deve tirar leite com a bomba diariamente, após cada amamentação, por 5 a 10 minutos. Todo o leite retirado no mesmo dia pode ser misturado no mesmo saco de armazenamento ou mamadeira.

Após terminar a coleta, feche bem o frasco, guarde-o no congelador ou no freezer, certificando-se de que o recipiente esteja identificado com nome, data e horário do início da coleta.

A ordenha do leite materno deve ser feita de 3 a 5 minutos em cada mama alternadamente até que se completem 20 a 30 minutos em cada mama.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

3Compressas geladas, amarrar os seios com faixas ou tomar chás e remédios para secar o leite são alguns dos métodos possíveis. 4Existem medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista.

É preciso desinfetar as peças do extrator pelo menos uma vez por dia, depois de lavá-las.

Você pode usar compressas frias (cuide para não estar exageradamente fria) cerca de 10 minutos após ordenhar o leite para aliviar o edema da mama. O segredo para aliviar o ingurgitamento mamário é ORDENHA e o BEBÊ MAMANDO COM FREQUÊNCIA!

Ocitocina é útil para promover a ejeção de leite em pacientes apresentando dificuldade em amamentar ou para extrair o leite, bem como para prevenir e tratar o ingurgitamento mamário por leite e prevenir mastites.

Diferente das glândulas mamárias, que são sentidas como “teias conectadas”, os nódulos são sentidos um por vez, sendo mais sólidos e menos macios. Além disso, possuem bordas irregulares e indolores, causando sensibilidade apenas em alguns casos.