Pode tirar cera do ouvido com o dedo?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Utilize apenas, se for limpar as bordas ou a parte externa da orelha, mas nunca seu interior. Unhas ou dedos: além de poder levar bactérias ou fungos para dentro do ouvido, pode arranhar a pele delicada da parte interna da orelha e empurrar o cerúmen para dentro.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Boa noite, desde a primeira vez que é utilizado ele já está agindo para dissolver a cera, entretanto esse processo pode levar de 1 a 2 semanas, e mesmo nesse tempo, nem sempre o cerumin por sí só é capaz de remover todo cerume.

7 dias

O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.

Sem essa proteção, a região fica bastante seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira. Os otorrinolaringologistas recomendam que, no lugar de usar o cotonete, sejam utilizados outros métodos para retirar o excesso de cera de ouvido (o excesso é a parte que fica mais aparente na região externa).

A presença de cera nos ouvidos pode causar desconforto, o que nos pode levar a recorrer ao uso do cotonete em casa, mas esta não é a melhor opção para limpar o canal auditivo. Devido à sua forma, o cotonete não só não remove a cera da melhor forma, como pode mesmo empurrá-la mais para dentro, causando potenciais danos.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Cera com cheiro desagradável: se o odor da cera ficou ruim e você começou a ouvir ruídos ou ter a sensação de ouvidos tampados, pode ser sinal de que haja uma infecção. Caso identifique algum desses sintomas, procure o seu médico de referência imediatamente.

A cera do ouvido, também conhecida como cerume, é uma secreção de consistência pastosa, de coloração entre o amarelo claro e o marrom escuro, que é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo.

A única limpeza de ouvidos que deve ser realizada por conta própria é a externa, ou seja, friccionando levemente com toalha de banho na parte de fora na orelha.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

Algumas pessoas podem ter uma produção maior de cera, mas há hábitos que favorecem o acúmulo e a compactação da cera no canal auditivo, como o uso de hastes flexíveis e a manipulação dos ouvidos com outros objetos, seja na tentativa de aliviar a coceira ou de retirar o cerume por conta própria.

O cerumin tem a função de amolecer a cera, para que ela seja posteriormente retirada por um otorrino. Devido o amolecimento da cera, a sensação de ouvido tampado é comum. Olá!

Sintomas de machucados causados por cotonetes no ouvido
– Audição distante ou abafada; – Sangramento na região; – Dor. Em casos mais graves, como perfuração do tímpano, a lesão pode causar até a surdez no paciente.