Pode tirar carrapato com a mão?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

COMO O CARRAPATO DEVE SER RETIRADO? Ele pode ser retirado com o auxílio de uma pinça, mas o mais recomendado não é tirar o carrapato com a mão, e sim colocar uma bucha de algodão com álcool sobre o local e esperar que o carrapato "desgrude" sozinho da pele.

Uma vez que se agarrou a um hospedeiro, geralmente se fixam a uma área escura úmida de seu corpo, como axila ou virilha.

Esses carrapatos apresentam algumas áreas de preferencia para se fixar nos cães, como as regiões das orelhas, axila, peito e pescoço e as pequenas áreas entre os dedos dos animais.

Problemas causados pela presença de carrapatos. Como todos picam e sugam sangue, o carrapato em cachorro e/ou humano pode causar anemia — conforme a intensidade do parasitismo —, coceira, lesões de pele e alergias. Há, ainda, relatos de paralisias provocadas pela inoculação de toxinas presentes na saliva deles.

A maioria das picadas de carrapatos não transmite doença e é indolor. No entanto, muitas vezes elas causam a formação de um caroço vermelho e coceira no local da picada e podem provocar reações cutâneas alérgicas em certas pessoas.

Limpe o local da picada e as mãos com álcool ou use água e sabão. Observações: Remova o carrapato o mais rápido possível para reduzir as chances de infecção devido à picada do carrapato. Não use esmalte de unha, vaselina ou fósforo quente para soltar o carrapato.

A solução para acabar com carrapatos é muito simples: basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Coloque em um spray e borrife no ambiente, seja para matar carrapato no quintal ou em outros lugares que desejar.

8 – Neem: o potente óleo inimigo dos carrapatos
Se usar o óleo essencial de Neem, dilua 2 gotas do óleo em meio litro de água.

Ao estar em contato com a natureza, no entanto, você corre o risco de ser picado por carrapatos. Quando encontrar esse inseto preso ao couro cabeludo, remova-o rapidamente com a ajuda de um pente ou pinça e desinfete o local da mordida.

Fora do corpo do cachorro, o carrapato adulto macho consegue viver até 200 dias sem se alimentar, as fêmeas suportam 220 dias e as larvas podem ficar até 2 meses sem ingerir sangue do animal.

Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.

O que atrai os carrapatos? Carrapatos são parasitas hematófagos, ou seja, as fêmeas se alimentam do sangue do hospedeiro, para fins de reprodução. Então, nas cidades, esses aracnídeos costumam se fixar em animais domésticos (e, às vezes, em seres humanos) em busca de alimento.

Nesse caso pode ser difícil para o seu médico saber que você tem uma infecção transmitida por um carrapato. Se você sabe que foi picado por um carrapato, entre em contato com seu médico. O que seu médico fará depende de quão comuns são os carrapatos transmissores de doença onde você mora.

carrapato-estrela

As espécies mais perigosas são o carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão. Eles oferecem vários riscos não somente aos outros animais mas também para nós seres humanos, transmitindo doenças como a febre maculosa e erliquiose.