Pode tirar as folhas secas das plantas?

Perguntado por: dboaventura7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Um dos primeiros passos para que as plantas se mantenham em melhor estado passa por retirar as folhas secas, antes da limpeza. É suficiente fazê-lo uma vez por semana. Ainda assim, sempre que se vejam folhas mortas, é conveniente que as mesmas sejam removidas.

Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.

Se a folha tiver pontos marrons pequenos nas bordas ou na ponta, ela ainda consegue produzir energia para a planta por meio de fotossíntese. Porém, se ela estiver quase toda marrom e seca, não produz energia e pode ser removida.

Nunca corte as folhas verdes e saudáveis, apenas as que estão murchas. Se notar que um galho todo está prejudicado, não há problema em retirá-lo com a tesoura. Termine cortando os galhos mais longos, mas sempre evitando o caule.

Para ter uma folhagem verde, a limpeza da folha também precisa ser frequente. A baixa produção de clorofila causada pela falta de luz, com o tempo deixa as folhas da planta mais amareladas e causando a longo prazo até a morte dela. Por isso, a limpeza e exposição à luz são tão importantes.

O que fazer, então? Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar. Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço.

O primeiro sinal que a planta está com sede é a mudança de tonalidade. "A folha fica com um verde mais escuro quando está com falta de água. E mais opaca, sem viço", diz a presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), Eliana Azevedo. O passo seguinte dela - se não receber água - é murchar e, depois, secar.

“A queda das folhas no outono é uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu gasto de energia”, explica Rosa Pinho. “Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila.

Na maioria dos casos, é ideal fazer a poda quando surgem os ramos laterais, cortando os mais baixos e não produtivos. Além disso, é recomendado realizar a poda quando a planta tem menor atividade metabólica, o que acontece geralmente no inverno ou após a frutificação ou floração.

Um dos principais motivos para as folhas ficarem com as pontas queimadas é a salinidade. Isso porque o excesso de sal, seja ele proveniente do ar, do substrato ou da água, afeta diretamente o equilíbrio osmótico da planta e a difusão da seiva.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Ficando marrom ou desbotada, sua Maranta está recebendo muita luz solar. Mova ela para um local mais protegido, porém que ainda receba luz indireta. Caule com aparência apodrecida e folhas amareladas, você está exagerando na água.

Água em excesso
O cuidado com a irrigação das plantas não passa somente por garantir que a água não falte — mas também por evitar o excesso! Quando existe água demais, a raiz da planta pode se afogar, fazendo com que ela comece a apodrecer. Isso se reflete no amarelamento das folhas, que logo depois começam a cair.

Jô, esse tipo de mancha nas folhas é uma doença causada por fungos chamada justamente... ferrugem! Quando o tempo fica muito quente e abafado, a umidade no ambiente é grande ou a planta está recebendo água demais, os fungos fazem a festa e as plantas logo mostram os sinais.

Truques para acelerar o crescimento

  1. - Usar potes de plástico preto. ...
  2. - Usar composto e fertilizante. ...
  3. - Germinação expressa. ...
  4. - Prefere fertilizantes líquidos. ...
  5. - Procure plantas de crescimento rápido. ...
  6. - Transplante conforme necessário. ...
  7. - Cuidados básicos.

A lua minguante é uma boa época para aparar os galhos. Outra boa dica é realizar o corte no período da tarde para que o local cicatrize durante a noite.