Pode tirar a tomada da geladeira economiza energia?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.

Vale destacar que em situações de oscilação de luz (quando ocorrem quedas repentinas de energia), o ideal é remover os aparelhos eletrônicos das tomadas - o que inclui a geladeira e outros eletrodomésticos de cozinha, para evitar que queimem.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil descobrir quanto a geladeira gasta de energia. A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.

A temperatura ideal é de 2 a 4 graus para o compartimento de alimentos frescos e -15 graus para o congelador.

Muitas pessoas acreditam que desligar a geladeira durante a noite e só ligar na manhã seguinte é uma forma de poupar energia. Na verdade, o efeito é o contrário: ao religar o aparelho, ele vai precisar trabalhar ainda mais — e gastar mais energia — para chegar na temperatura ideal de refrigeração.

Chuveiro elétrico

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Se não for para limpeza, transporte ou manutenção, não há necessidade alguma de desligar sua geladeira enquanto houver pessoas em casa; isso não vai ajudar a economizar energia.

Além deste cuidado, o especialista recomenda não retirar o eletrodoméstico da tomada com o aparelho ainda ligado. "Ao retirar o equipamento da tomada antes de desligá-lo, você pode provocar danos para os contatos da tomada.

Desliga em vez de deixar para “dormir.” da tomada? Sim, aquele fio ligado na tomada está movimentando a corrente elétrica, ou seja, está consumindo energia. Um aparelho só, como um ventilador, talvez nem fizesse tanta diferença.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.

Apesar disso, a orientação, por segurança, é de retirá-lo sempre da tomada. Outros alertas para evitar acidentes são de não mexer no aparelho enquanto estiver carregando e sempre utilizar cabos e carregadores originais.

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Em média, o gasto energético das geladeiras antigas é 197% maior que o das novas.

Eduardo Carvalhaes Nobre, do programa Energia Inteligente da Cemig, explica que o gasto é maior porque a frost-free precisa fazer as vezes de geladeira, freezer e degelar.

Se você analisar qual geladeira consome menos energia entre todos os modelos do mercado, certamente vai descobrir que as opções que não têm degelo Frost Free são as mais econômicas. Isso acontece porque o tipo de funcionamento do modelo mais popular naturalmente gasta mais.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Para a geladeira pode ir de 40 até 57 kWh e para o freezer varia de 48 até 54 kWh.

A geladeira é o equipamento que mais consome energia elétrica (1,896 kWh/dia) por precisar ficar ligada 24 horas. Antes do reajuste da conta de luz, seu custo mensal era de R$ 37,34.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.