Pode tirar a bola do goleiro?

Perguntado por: ramorim3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

O goleiro não poderá manter a posse de bola na sua mão por mais de seis segundos.

Em relação ao goleiro, uma das partes das regras diz que:
tiver a bola na palma da mão aberta; estiver quicando a bola no chão ou jogando-a para o ar. Durante o período em que o goleiro estiver com controle ou domínio da bola com as mãos nenhum adversário pode disputar a bola com ele.

Entretanto, a regra deixa claro que se a bola estiver entre a mão do goleiro e o chão, ela estará em sua posse, não podendo ser jogada pelo jogador adversário e foi isso que ocorreu, ou seja, o gol foi corretamente anulado.

Se de arremesso de canto, reversão em arremesso lateral, que será cobrado na direção da linha frontal de sua área. Estas situações são recuos INTENCIONAIS, ou seja, o goleiro estará cometendo uma infração pessoal.

No entanto, os jogadores de linha não podem levantar a bola com os pés e passar para o goleiro, em sequência, com outra parte do corpo. Para não ser assinalado infração, o recuo precisa ser feito de primeira, como fez o zagueiro croata. Brasil e Croácia seguem disputando vaga para a semifinal da Copa do Mundo de 2022.

Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo.

No caso de mão na bola acidental em jogadas ofensivas, só serão penalizadas situações que resultaram em um gol direto envolvendo o autor do gol. As novas regras foram anunciadas em abril de 2021 e são válidas para ligas de futebol em todo mundo.

Claro que sim, o gol sempre será válido quando o goleiro realizar o arremesso de meta e a bola tocar em algum jogador e penetrar na meta (gol), quando realizar uma defesa e aplicar um chute direto ao gol. Podendo também realizar o gol atuando como goleiro linha, cobrando faltas ou pênaltis.

Confira a análise de Alexandre Reame sobre as 7 regras do futebol que podem, e devem, ser aplicadas nos investimentos:

  1. Ter uma estratégia. ...
  2. Conhecimento do jogo. ...
  3. Diversidade de jogadas. ...
  4. Ter paciência e disciplina. ...
  5. Ter um bom técnico. ...
  6. Se defender, mas não deixar de atacar. ...
  7. Não se acomodar.

E aqui está a palavra-chave que a gente precisava para explicar o porque um jogador de futebol recebe cartão amarelo ao tirar a camisa: intensidade. Então, vamos lá: o cartão amarelo para um jogador que tirou a camisa na comemoração do gol é mostrado pela intensidade da comemoração. É a punição pelo excesso.

Goleiro é expulso antes de pênalti por se mexer demais; veja.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.

No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.

No recuo de bola deliberado com os pés, o goleiro comete a infração se a segurar, mas quando um jogador tenta burlar a regra, como no vídeo, ou levantando a bola com os pés e tocando de cabeça, joelho, ombro para seu goleiro, mesmo que este não pegue com as mãos, a infração é cometida pelo jogador.

Caso a bola entre no gol diretamente após um lateral, sem sofrer nenhum desvio de atacantes ou defensores, o lance não será válido! A regra prevê que a cobrança lateral funciona como um tiro indireto, logo deve haver um segundo toque antes da bola adentrar as redes.